Líderes estudantis da rede municipal de São Sebastião participam de oficinas do Projeto RegenerAção

A Prefeitura de São Sebastião, por meio do projeto RegenerAção, vinculado à Secretaria da Educação (SEDUC), em parceria com a empresa Astera, realizou oficinas com a participação de pelo menos 240 líderes estudantis da rede municipal de ensino. A ação ocorreu entre segunda (7) e quarta-feira (9), com o objetivo de fortalecer os laços entre os estudantes.

Os encontros foram ministrados pelas mediadoras e ambientalistas Amanda Porto, Fernanda Villas Boas, Marilia de Toledo Abreu e Susana Foz Caltabiano, que efetuaram diversas dinâmicas, incluindo a criação de um grito de guerra, apresentação individual, confecção de crachás, entre outras atividades.

Além disso, a ação reforçou os princípios do protagonismo juvenil para as unidades municipais de ensino, assim como a importância da conscientização ambiental e da preservação dos recursos naturais.

Na segunda-feira, no Viveiro Municipal, participaram alunos das escolas municipais Henrique Botelho, da Vila Amélia, Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, da Enseada, Prof. Walfrido Maciel Monteiro, do Morro do Abrigo, e Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, do Pontal da Cruz.

Já na terça-feira, a ação envolveu estudantes da EM Patrícia Viviani Santana, em sua sede no bairro Topolândia, juntamente com alunos das escolas Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza, de Maresias, e Prof.ª Luiza Helena de Barros, de Barequeçaba.

Por fim, as oficinas foram encerradas nesta quarta-feira, no Centro de Apoio Educacional (CAE) de Barra do Una, com as escolas Prof.ª Sebastiana Costa Bittencourt, de Barra do Una, Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida, de Juquehy, e Prof.ª Guiomar Aparecida da Conceição Sousa e Prof. Antonio Luiz Monteiro, ambas de Boiçucanga.

RegenerAÇÃO

O projeto tem como intuito aplicar práticas ecológicas na rede municipal de ensino para contribuir com a recuperação e restauração ambiental do território de São Sebastião.

Para que haja conscientização sobre o tema, os estudantes foram apresentados a uma técnica de origem oriental que utiliza bolas feitas de terra, argila e água para facilitar o plantio de mudas.

A partir de setembro, será iniciada a confecção de 60 mil bolas de bolas de sementes, feitas por estudantes da rede municipal, para serem lançadas em uma área na região da Topolândia, designada pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), no mês de dezembro.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra momentos do encontro de líderes estudantis durante oficinas do RegenerAção no Viveiro Municipal, na EM Patrícia Viviani Santana e no CAE de Barra do Una. Fim da descrição.