Prefeitura de São Sebastião introduz programas de Redução de Riscos e Agente Mirim da Defesa Civil para professores da rede municipal

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), realizou uma formação online para apresentação do ‘Programa de Educação para Redução de Riscos e Desastres’ (ERRD) e ‘Agente Mirim da Defesa Civil’, na última segunda-feira (7).

Participaram professores das disciplinas de Geografia, História e Ciências e as equipes gestoras das escolas piloto, sendo EM Prof.ª Patrícia Viviani Santana, da Topolândia, EM Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida, de Juquehy, e EM Prof. Antonio Luiz Monteiro, de Boiçucanga.

Os programas acontecem em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), Secretaria de Segurança Pública (SEGUR) através da Defesa Civil Municipal, Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

O objetivo é construir junto aos alunos, professores, gestores, funcionários e também a comunidade escolar um comportamento preventivo e de autodefesa em relação a desastres naturais.

Durante o encontro, os professores foram apresentados ao programa ‘Agente Mirim da Defesa Civil’. Nesta ação, estudantes de oitavos anos passarão por um processo de formação para aprender sobre desastres naturais, o papel da Defesa Civil Municipal e seus protocolos de acionamento. Assim, estes alunos serão disseminadores de ações e informações relacionadas à instituição.

Além disso, os educadores conheceram mais sobre o ERRD, que tem como intuito a elaboração de um plano de contingência para identificar onde estão os perigos e riscos, criar formas de monitorá-los, apontar possíveis mitigações e adaptações para redução dos riscos e desastres e, por fim, informar a comunidade quanto à ação e procedimentos frente a eventos de desastres.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra pessoas assistindo no computador a formação online realizada com professores sobre o ‘Programa de Educação para Redução de Riscos e Desastres’ (ERRD) e ‘Agente Mirim da Defesa Civil’. Fim da descrição.