Jornada Pedagógica recebe mais de 2 mil educadores em sua sétima edição

Notícias Projetos Projetos e Programas Últimas Noticias

Com o objetivo de desenvolver competências socioemocionais, a 7ª Jornada Pedagógica recebeu mais de 2 mil educadores entre os dias 28 e 29 de julho, batendo todos os recordes de público, numa realização da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), no Complexo Turístico da Rua da Praia.

Vale ressaltar que neste ano a Jornada Pedagógica voltou a acontecer de forma presencial, após o período mais crítico da pandemia.

Os painéis da última sexta-feira (29) foram iniciados com a apresentação da Profa. Drª. Deigles Giacomelli Amaro, que abordou o tema: “Educação inclusiva – ser profissional da educação, ser bebê, criança, adolescente, jovens e adultos na escola para todos e cada um”.

Em sua apresentação, Giacomelli dialogou com propriedade sobre educação inclusiva em uma visão construtivista e analisou os efeitos de uma educação apoiada em princípios de inclusão.

Na segunda palestra do dia, o Prof. Dr. José Meciano Filho, debateu o tema: “Ensinando e aprendendo com prazer: a neurociência entra em ação”.

Em sua abordagem, Meciano mostrou na prática como as emoções impactam no processo de aprendizagens.

Ele apresentou as estruturas cerebrais envolvidas com o prazer e motivação, além de propor ações, atitudes comportamentais e estratégias pedagógicas a serem aplicadas para a motivação dos alunos e, consequentemente, melhorar e facilitar o trabalho dos professores.

No intervalo das palestras foi realizada a entrega de certificados de reconhecimento pelas atividades realizadas nas escolas com o tema da Revolução de 1932, bem como o selo “Escola Cidadã”.

Após a entrega dos certificados, foi a vez da diretora pedagógica da SEDUC, Rosana Salvini, fazer uma apresentação aos profissionais da educação, com um breve resumo das ações formativas que ocorrem ao longo do ano.

Em seguida, os novos psicólogos da SEDUC se apresentaram ao público.

No retorno do almoço o evento contou com mais atividades culturais, e os palestrantes da manhã voltaram a apresentar os temas abordados aos participantes do período da tarde.

Vacinação COVID-19 e Influenza

Durante a Jornada Pedagógica muitos professores aproveitaram a oportunidade para serem vacinados contra a COVID-19 e Influenza pelos profissionais da Secretaria de Saúde.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra momentos do primeiro dia da “7ª Jornada Pedagógica”, realizada na última sexta-feira no Complexo Turístico da Rua da Praia. Fim da descrição.