Escolas municipais são premiadas no 13º Festival Estudantil de Teatro de São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural (Fundass), em parceria com a Secretaria da Educação (SEDUC), realizou, nesta segunda-feira (20), a cerimônia de premiação da 13ª edição do FestArt – Festival Estudantil de Teatro, promovido em formato online, entre os dias 15 e 17 de dezembro.

O evento de encerramento do festival aconteceu de modo virtual, por meio da plataforma Google Meet, reunindo alunos, professores, equipes gestoras, comissão julgadora – formada por Flávia Bertinelli, Gilvan Balbino e Roberto Rodolfo –, além de convidados, que juntos, exaltaram o trabalho criativo e artístico desenvolvido com as crianças e jovens do município.

A iniciativa premiou participantes em 20 categorias, sendo elas: Texto Original; Cenografia Destaque; Coletivo em Cena (Gesto e Movimento, Vocal e Jogo Cênico Destaque); Ator Destaque; Ator Coadjuvante; Figurino Destaque; Mascaramentos e Adereços; Maquiagem/Visagismo Destaque; Sonoplastia; Diretor Destaque; Atriz Revelação; Atriz Destaque; Atriz Coadjuvante; Ator Contrarregra; Prêmio Professor em Cena; 3ª Melhor Esquete; 2ª Melhor Esquete; e 1ª Melhor Esquete.

O FestArt foi idealizado pelo ator e diretor teatral Carlos Palmer, tendo sido realizado de 2002 a 2012, e retomado em 2019, pela atual gestão municipal, com o objetivo incentivar o estudo teórico e prático do teatro nas escolas, por meio da participação e a vivência de estudantes nos diferentes processos teatrais. Neste ano, o Festival Estudantil contou com a apresentação de oito peças curtas, preparadas por unidades de Ensino Fundamental da rede pública municipal.

Além de certificados e troféus, previstos para serem entregues pessoalmente no início do próximo ano, os dois primeiros lugares da categoria Esquete terão uma peça produzida em sua totalidade para mostra na edição do FestArt de 2022.

Ensino Fundamental – Anos Finais

1º Melhor Esquete
“O Sonho de Bitita” – EM Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano (da Enseada)

A escola venceu ainda em Texto Original, Sonoplastia, Atriz Revelação (Maria Luyza Rodrigues Santos Moraes), Atriz Destaque (Emilly Kauany Santos Schiavinato), Ator Destaque (Jullio Cesar Gonçalves Soares) e Professor em Cena (Professor Edvanaldo Serafin de Souza).

2º Melhor Esquete
“Sonhos de uma Noite de Verão” – EM Henrique Botelho (da Vila Amélia)

O grupo também levou os prêmios em Figurino Destaque, Ator Coadjuvante (Wellington Matheus de Oliveira dos Santos) e Diretor Destaque (Larissa Lopes Ferraz).

3º Melhor Esquete
“O Vencedor pela Leitura” – EM Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza (de Maresias)

A unidade foi premiada também em Cenografia e Atriz Coadjuvante (Thalita Leonardo Mendes da Silva).

Houve ainda premiação especial para a categoria de Maquiagem/Visagismo:- Miguel Arcanjo, Lala Machado e Equipe de Apoio do FestArt

Ensino Fundamental – Anos Iniciais

1º Melhor Esquete
“Bom Dia, Todas as Cores” – EM Prof.ª Maria Virgínia Silva (de Barra do Una)

A escola ainda foi premiada nas categorias Cenografia Destaque, Sonoplastia e Diretor Destaque (Marília Reis).

2º Melhor Esquete
“No Brasil, tem Natal” – EM Solange de Paula (da Enseada)

A unidade escolar também levou o prêmio de Figurino Destaque, Coletivo em Cena (Vocal Destaque) e Professor em Cena (Rafael Sampaio e Graciete de Carvalho).

3º Melhor Esquete
“Bichos, Bichos, Venham a Minha Festa” – EM Henrique Tavares de Jesus (de Barra do Sahy)

A turma ainda foi premiada em Coletivo em Cena (Gesto e Movimento) e Mascaramentos e Adereços.

O esquete o “O Grande Rabanete”, da EM Prof.ª Iraydes Lobo Vianna do Rego (do Itatinga), levou os prêmios de Sonoplastia, Atriz Revelação (Lara Bossolani), Coletivo em Cena (Jogo Cênico Destaque) e Ator Contrarregra (Joaquim Cavalcante).

Escrito por Janaína Castro (SEDUC | PMSS)