Escolas da rede municipal de São Sebastião promovem festas juninas virtuais

As escolas e creches da Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião, pelo segundo ano consecutivo, prepararam diferentes atividades juninas para os alunos da rede municipal. Adaptadas por causa da pandemia, as comemorações acontecerão por meio de lives nas redes sociais e plataformas de videoconferências.

Na EM Profa. Nair Ribeiro de Almeida, de Juquehy, o evento junino acontecerá no sábado (19), a partir das 10h, com apresentação do grupo Fandango Caiçara de Ubatuba, bate-papo sobre quadrilhas com Karlos Jefferson, imersão cultural com o integrante do Trio Tamoyo, Fabius Dz, além de gincanas e outras brincadeiras, pelo Google Meet.

A EM Profa. Patrícia Viviani Santana, da Topolândia, adotou o mesmo modelo para promover a festa. Ainda no sábado, às 10h, os estudantes poderão conferir uma programação com apresentação musical com canções de Inezita Barroso, receitas juninas, concurso de fotos e desenhos, jogos divertidos, entre outras atrações. No mesmo dia e horário, a festa cultural será realizada na EM Henrique Botelho, da Vila Amélia. Ambos os eventos também ocorrem através da ferramenta do Google.

O espírito da festa será lembrado ainda na EM Profa. Joana Alves do Reis, do Canto do Mar, em que comunidade a escolar poderá acompanhar, a partir das 18h, de sábado, na página da escola no Facebook, a apresentação de trabalhos e vídeos produzidos pelos alunos e professores, assim como quadrinhas, cantigas, adivinhas, receitas e danças. No mesmo dia, a festividade virtual, acontece ainda na EM Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza, de Maresias, a partir das 9h, também na rede social.

Outras vivências juninas serão destaque da EM de Camburi e EMEI Prof. Lino Marques Vicente “Sementinha”, de Barequeçaba, em live na página do Facebook das unidades, na próxima quarta-feira (23), às 14h. A festa virtual vai animar o público de casa com brincadeiras tradicionais como pega-maçã, dança das cadeiras, passa-chapéu, pescaria e muitas outras. Já na quinta-feira (24), a EMEI Arlete Nascimento Moura “Peixinho Dourado”, de Maresias, fará uma live, às 14h, também na rede social da escola, com sorteio de prêmios, gincanas e brincadeiras típicas.

As unidades também aproveitaram o momento para decorar ambientes dos prédios com bandeirolas e outros adereços juninos, para celebrar a Festa de São João e levar a temática para dentro do espaço escolar, além de disponibilizarem diferentes trabalhos pedagógicos para que os alunos pudessem lembrar a data, tendo seus resultados reproduzidos em diferentes canais de comunicação das escolas e creches.