Educação se prepara para a Olimpíada de Língua Portuguesa

Interessados têm até o dia 30 de abril para realizar a inscrição

Os alunos e professores da rede municipal de ensino de São Sebastião já podem se preparar para a Olimpíada de Língua Portuguesa 2021. A Secretaria da Educação (SEDUC) fez a adesão para participar da 7ª edição do concurso, que busca contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

Neste ano, o foco da premiação são os ‘relatos de prática’ feitos pelos docentes, a partir dos trabalhos desenvolvidos com as turmas, em uma das categorias de gêneros textuais do concurso, voltados ao Ensino Fundamental Anos Finais, sendo: Poema (5º ano), Memórias Literárias (6º e 7º ano) e Crônica (8º e 9º ano), sobre o tema “O lugar onde vivo”, que visa estimular a reflexão sobre as realidades locais.

Ao longo do primeiro semestre, os relatos sobre os processos de ensino-aprendizagem vivenciados de maneira colaborativa por alunos e professores, serão encaminhados juntamente com as produções textuais dos estudantes e um registro do trabalho realizado (fotografia, vídeo, áudio, etc), para publicação e avaliação em ambiente virtual da Olimpíada.

A fim de preparar e apoiar os professores da rede municipal ao longo de todo o processo do concurso, a SEDUC irá promover diferentes formações no período de realização da Olimpíada, com orientações pedagógicas e instrucionais sobre as diferentes etapas, incluindo fase de inscrições e principais novidades da iniciativa, entre muitas outras informações.

O processo de seleção contará com cinco fases no total: escolar, municipal, estadual, semifinal e final. O resultado dos estudantes e professores premiados está previsto para 30 de novembro. As inscrições deverão ser feitas pelos docentes exclusivamente pelo Portal Escrevendo o Futuro (www.escrevendoofuturo.org.br), até o dia 30 de abril.