Educação de São Sebastião introduz nova receita saudável no cardápio de berçários e creches

Com o objetivo de incentivar hábitos saudáveis nas unidades municipais ensino de São Sebastião, o setor de alimentação escolar da Secretaria da Educação (SEDUC) realizou, nesta quinta-feira (14), um teste de aceitabilidade da receita de “inhaminho” na Creche Semíramis Tavolaro Passos, do Pontal da Cruz.

A receita foi apresentada pelas nutricionistas da SEDUC, Camila Queiroz e Carolina Nishimuta, que demonstraram todos os processos de preparo para as cozinheiras da unidade, a fim de implementar o novo prato no cardápio.

A refeição, que consiste em um creme nutritivo de Inhame, manga, bananas congeladas e água, fez muito sucesso com as crianças, que saborearam a sobremesa com gosto.

Na primeira infância, é importante que seja evitada a oferta de doces e alimentos ultraprocessados, em conformidade com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O essencial é disponibilizar comidas saudáveis para as crianças, para que a aceitabilidade de novos alimentos seja habitual desde o início.

Neste caso, a mistura pode ser servida tanto como creme, como congelada em forma de picolé. Ambas as maneiras tendem a agradar ao paladar infantil. Confira a receita elaborada:

Receita do inhaminho

Ingredientes:
1 manga
1 inhame médio bem cozido
5 bananas congeladas
5 colheres (sopa) de água

Modo de preparo:

– Cozinhar o inhame até ficar bem molinho e armazenar na geladeira para esfriar.
– Bater o inhame cozido, a banana congelada e a manga (ou outra fruta de sua preferência) no liquidificador até formar um creme liso e homogêneo.
– Consumir de imediato ou armazenar na geladeira por 1 dia. Se for congelar na forma de picolé, tem durabilidade de 1 mês.

Rendimento: em média de 800ml

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra crianças da Creche Semíramis Tavolaro Passos, do Pontal da Cruz, experimentando inhaminho. Fim da descrição.