O trabalho da Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião foi destaque, nesta segunda-feira (25), do webinário “É errado alfabetizar na Primeira Infância?”, promovido pelo Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV CEIPE) pertencente à Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE).
A secretária da Educação, Marta Braz, participou como convidada e parceira do CEIPE no projeto “Iniciativa Territórios pela Primeira Infância”, ao lado de Tiana Tapety, secretária de Educação de Oeiras (PI), juntamente com Olinta Cardoso, gerente-executiva de Responsabilidade Social na Petrobras, com o objetivo de discorrer sobre a importância da alfabetização e a primeira infância no debate educacional.
“Foi um encontro muito enriquecedor. Aproveitamos a oportunidade para apresentar algumas das ações desenvolvidas pela rede municipal de ensino, como o projeto Na Onda da Leitura e sua futura integração com a iniciativa Caravana Caiçara, que atenderá em breve alunos de todo o município, oportunizando experiências e vivências aos alunos por meio da literatura, arte e da cultura local”, destacou.
Na ocasião, o seminário virtual, transmitido no canal da FGV no YouTube, reuniu ainda Claudia Costin, diretora do CEIPE, e os especialistas Augusto Buchweitz, professor da Escola de Ciências da Saúde e pesquisador do Instituto do Cérebro/PUCRS, Maria Regina Maluf, professora da PUC de São Paulo, e Ana Cipriano, pesquisadora do LEPES (laboratório da USP de Ribeirão Preto). O conteúdo pode ser acessado em https://www.youtube.com/FGV.
Projeto Qualificação Direta em Primeira Infância
São Sebastião é um dos quatro municípios do país a receber o projeto piloto ‘Qualificação Direta em Primeira Infância’, desenvolvido pelo CEIPE e ofertado por intermédio da “Iniciativa Territórios pela Primeira Infância”, com a proposta de melhorar a gestão da educação infantil nas cidades contempladas, por meio de ações de qualificação dos secretários municipais de educação e do apoio à equipe técnica das secretarias para a implementação de políticas públicas voltadas à primeira infância, com vistas ao desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças de 0 a 6 anos.
Olá, saudações! Meu nome é Marissol Fernandes, sou formada em Magistério e Fonoaudiologa.
Penso a Alfabetização como um processo de aprendizagem e desenvolvimento da linguagem escrita e oral. Para tal aquisição, se faz necessário a prontidão da coordenação motora grossa e fina para realizar os movimentos necessários para produzir os grafemas (expressão gráfica das letras do alfabeto, que compõe o nosso idioma, a língua portuguesa do Brasil) e realização dos movimentos da musculatura facial e do trato bucal e estrutura anatômica envolvida na produção dos fonemas( sons da oralidade que expressam as vogais e consoantes de nosso alfabeto).
A Alfabetização só é reconhecida, quando há o domínio oral e escrito do alfabeto, quando se faz uma leitura fluente e uma escrita compreensível para o leitor. Sabemos que a primeira infância é o momento de desenvolvimento deste processo da Alfabetização, pois é neste momento da existência humana, que se dá a prontidão da capacidade motora para aprender a falar fluentemente e escrever com domínio, pois temos uma forte influência da família, da escola e do convívio com adultos e outras crianças, que são estimuladores de nossas capacidades e habilidades. Se temos a Alfabetização como um processo, que deve ser estimulado desde o momento de prontidão da capacidade motora da criança e das habilidades cognitivas, temos a primeira infância como o melhor momento para iniciar este processo, pois é nesta fase da vida que verificamos se há integridade das habilidades e das estruturas anatômicas, por meio de exames técnicos e testes físicos com profissionais capacitados para fazer tais avaliações.