Crianças abrigadas em escola da Barra do Sahy participam de atividades terapêuticas

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), em parceria com a Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil, realizou na última quarta-feira (1º/3) uma intervenção baseada na metodologia ‘pedagogia de emergência’ voltada às crianças abrigadas na Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, na Barra do Sahy.

Durante a intervenção, as crianças foram acolhidas e participaram de atividades pedagógicas com viés terapêutico, como desenho, pintura, contação de histórias e brincadeiras, conduzidas pelos educadores, representantes da instituição e pelo presidente da associação. Toda a atividade foi acompanhada pelos técnicos da SEDUC e pelos gestores da unidade escolar.

Para a secretária da Educação, Marta Braz, contar com essa parceria focada nas crianças é essencial. “Sabemos que uma tragédia como esta tem um grande impacto sobre todos, principalmente sobre crianças e adolescentes. É por isso que temos trabalhado para acolhê-los e confortá-los, proporcionando experiências que os ajudem a lidar com essa situação”.

Pedagogia de Emergência

A pedagogia de emergência é uma metodologia criada pelo professor alemão Bernd Ruf, que utiliza princípios da pedagogia Waldorf para lidar com situações extremas, como catástrofes naturais, violência física e emocional ou no auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A metodologia tem como foco fortalecer a resiliência de crianças e jovens após eventos traumáticos.