Botão do pânico, câmeras de monitoramento e outras medidas de segurança já são realidade em escolas municipais de São Sebastião

Com o objetivo de proporcionar mais segurança às unidades escolares, a Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Educação (SEDUC) e de Segurança Urbana (SEGUR), implantou em 2022 uma nova ferramenta de segurança: o botão do pânico.

O dispositivo é interligado ao Centro de Operações Integradas (COI) do município, e, quando acionado, dispara um alarme para os seus operadores e a Polícia Municipal, garantindo uma rápida resposta em caso de emergência.

Além do botão físico, recentemente foi disponibilizado um aplicativo com o botão do pânico para celular que já possui usuários cadastrados e será expandido conforme a necessidade e indicação da equipe gestora. O novo método de segurança funciona do mesmo modo que o botão físico, alertando tanto o COI quanto a Polícia Municipal.

Outra medida de segurança tomada pela gestão municipal foi a instalação de um kit de segurança que inclui câmeras, sensores de presença e sensores magnéticos (portas e janelas), central de alarme e comunicação via rádio implantados em 2021. Ao todo, são 68 unidades escolares monitoradas e 410 câmeras que vigiam as escolas 24 horas por dia.

A secretária da Educação, Marta Braz, conta que, com estas medidas, a Prefeitura de São Sebastião busca garantir a segurança dos alunos, professores e funcionários das unidades escolares municipais. “Desde 2021 trabalhamos para a implantação destes dispositivos. Poder contar com estes equipamentos tem feito total diferença”.

#PraTodosVerem: primeira foto mostra mão segurando celular aberto no aplicativo do botão do pânico com o letreiro do Centro de Operações Integradas ao fundo. Outras três fotos mostram câmeras de segurança em escolas municipais. Fim da descrição.