Barra do Una ganha biblioteca comunitária com foco no público infantojuvenil

Notícias Últimas Noticias

Com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (26), foi inaugurada, nesta quinta-feira (26), a Biblioteca Comunitária de Barra do Una (BCBU), instalada dentro do Centro de Apoio Educacional (CAE) do bairro. O projeto é fruto da união de diversos apoiadores da iniciativa, entre eles a Associação Amigos de Barra do Una (SABU) e a Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura (SP Leituras).

Idealizado pela professora de História, Elisabeth D’Agostini, da Escola Municipal Prof.ª Sebastiana Costa Bittencourt, que fica próxima ao CAE, o espaço de leitura atenderá principalmente estudantes das quatro escolas públicas da região. “O meu sonho era que todos tivessem a liberdade de ler a qualquer hora e sempre, que tivessem a liberdade de falar sobre o que leram, de se identificarem e viajarem pela leitura e de assim aprenderem muito mais sobre o mundo do que é capaz de se aprender na escola”, lembrou.

O espaço reúne mais de 1.200 livros voltados para o público infantojuvenil, resultado de doações e acervo da escola Sebastiana Bittencourt, e será gerido com a participação de jovens do grupo Livratos, formado por alunos e ex-alunos da Sebastiana, e que receberam treinamento sobre gestão de biblioteca e outros temas relacionados, promovidos pela SP Leituras e com a colaboração da bibliotecária da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), Rosângela Rodrigues Ferreira.

A BCBU recebeu ainda o apoio da arquiteta Paloma Faltin, que realizou o projeto de forma voluntária, e da publicitária Nathalia Homem de Mello, responsável por oferecer formação em redes sociais para o grupo Livratos, que fomentará a divulgação das ações da nova biblioteca nas mídias digitais.

A vice-presidente da SABU e colaboradora assídua do projeto, Fátine Chamon, falou sobre a entrega. “Após grandes desafios, inclusive uma pandemia, nós conseguimos cumprir o cronograma do projeto. Estou muito confiante de que a Educação vá assumir a continuidade dessa iniciativa maravilhosa, que tem um acervo de primeira linha em um espaço aberto a todos. Nós da SABU, esperamos que o local se torne um centro de convivência, formador de leitores e formador de cidadãos, esse é o nosso objetivo”, destacou.

Inicialmente, a Biblioteca Comunitária funcionará em horários adaptados, de acordo com as necessidades da comunidade escolar, mas o acesso ao empréstimo de livros está aberto a toda população do bairro. Até o momento, já foram emprestados mais 150 exemplares. A BCBU também pretende realizar oficinas, rodas de conversa com autores, contação de histórias e outras atividades artísticas.

Serviço

Biblioteca Comunitária de Barra do Una (BCBU)

Local: Centro de Apoio Educacional (CAE)
Endereço: Rua Cravinhos, 111 – Barra do Una