Barra do Una ganha biblioteca comunitária com foco no público infantojuvenil

Com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (26), foi inaugurada, nesta quinta-feira (26), a Biblioteca Comunitária de Barra do Una (BCBU), instalada dentro do Centro de Apoio Educacional (CAE) do bairro. O projeto é fruto da união de diversos apoiadores da iniciativa, entre eles a Associação Amigos de Barra do Una (SABU) e a Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura (SP Leituras).

Idealizado pela professora de História, Elisabeth D’Agostini, da Escola Municipal Prof.ª Sebastiana Costa Bittencourt, que fica próxima ao CAE, o espaço de leitura atenderá principalmente estudantes das quatro escolas públicas da região. “O meu sonho era que todos tivessem a liberdade de ler a qualquer hora e sempre, que tivessem a liberdade de falar sobre o que leram, de se identificarem e viajarem pela leitura e de assim aprenderem muito mais sobre o mundo do que é capaz de se aprender na escola”, lembrou.

O espaço reúne mais de 1.200 livros voltados para o público infantojuvenil, resultado de doações e acervo da escola Sebastiana Bittencourt, e será gerido com a participação de jovens do grupo Livratos, formado por alunos e ex-alunos da Sebastiana, e que receberam treinamento sobre gestão de biblioteca e outros temas relacionados, promovidos pela SP Leituras e com a colaboração da bibliotecária da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), Rosângela Rodrigues Ferreira.

A BCBU recebeu ainda o apoio da arquiteta Paloma Faltin, que realizou o projeto de forma voluntária, e da publicitária Nathalia Homem de Mello, responsável por oferecer formação em redes sociais para o grupo Livratos, que fomentará a divulgação das ações da nova biblioteca nas mídias digitais.

A vice-presidente da SABU e colaboradora assídua do projeto, Fátine Chamon, falou sobre a entrega. “Após grandes desafios, inclusive uma pandemia, nós conseguimos cumprir o cronograma do projeto. Estou muito confiante de que a Educação vá assumir a continuidade dessa iniciativa maravilhosa, que tem um acervo de primeira linha em um espaço aberto a todos. Nós da SABU, esperamos que o local se torne um centro de convivência, formador de leitores e formador de cidadãos, esse é o nosso objetivo”, destacou.

Inicialmente, a Biblioteca Comunitária funcionará em horários adaptados, de acordo com as necessidades da comunidade escolar, mas o acesso ao empréstimo de livros está aberto a toda população do bairro. Até o momento, já foram emprestados mais 150 exemplares. A BCBU também pretende realizar oficinas, rodas de conversa com autores, contação de histórias e outras atividades artísticas.

Biblioteca Comunitária de Barra do Una (BCBU)

Local: Centro de Apoio Educacional (CAE)
Endereço: Rua Cravinhos, 111 – Barra do Una