Educação anuncia retorno às aulas presenciais a partir de 2 de agosto

Os alunos da rede municipal de ensino de São Sebastião poderão retornar às aulas presenciais a partir do dia 2 de agosto, de forma gradual e facultativa. O anúncio foi feito pela secretária da Educação, Marta Braz, durante participação na live semanal do prefeito Felipe Augusto, transmitida na última terça-feira (6).

A retomada das atividades presenciais se dará, inicialmente, com até 50% da capacidade de acolhimento das unidades de ensino, adotando todas as medidas de proteção contra a Covid-19, como uso de máscara, medição de temperatura, higienização das mãos, distanciamento e limitação da capacidade de acolhimento total de alunos.

“Essa retomada acontecerá com apoio técnico da Secretaria de Saúde, protocolo setorial, monitoramento, comunicação e demais estratégias de enfrentamento à pandemia, de forma que a abertura das escolas seja segura, responsável e adequada ao momento atual. Já contamos com mais de 80% dos profissionais da rede vacinados e, hoje, esse número representa uma vitória para toda a educação pública do município” destacou Marta Braz.

Depois do recesso escolar, os estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e do Fundamental II (6º ao 9º ano), retornam ao segundo semestre letivo de maneira remota, no período de 27 a 30 de julho e, em seguida, iniciam as atividades presenciais, em turno reduzido de quatro horas nas creches e com rodízio de turmas nas escolas. Professores e demais profissionais voltam no dia 26 de julho.

Neste momento, a Secretaria da Educação (SEDUC) segue realizando diversas ações de planejamento e preparação para a retomada, como reuniões com gestores escolares para orientações do Plano de Retomada das Aulas Presenciais e procedimentos operacionais relacionados às boas práticas de biossegurança, organização de calendário para acolhimento dos professores, pais ou responsáveis e alunos, assim como pesquisa de adesão ao retorno presencial.

Vacinação dos profissionais da educação

Até o momento, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), com apoio da Secretaria da Educação (SEDUC), já vacinou 1.122 dos 1.399 profissionais com 18 ou mais da rede municipal ensino, aptos a receberem a imunização contra Covid-19, sendo 936 com a segunda dose, totalizando 80,20% de vacinados.