Alunos de escolas municipais de São Sebastião visitam navio de proteção ambiental, Ocean Warrior, na próxima semana

Na quinta-feira (17), foi realizada a reunião para definir a programação de visitas dos alunos de escolas municipais de São Sebastião ao navio Ocean Warrior, embarcação da Sea Shepherd, organização internacional de defesa pela conservação marinha e com a maior frota privada de navios do mundo.

A reunião, coordenada pelo comandante Sérgio Ramos, capitão de longo curso e diretor de assuntos portuários da Prefeitura, contou com a participação da secretária da Educação, Marta Braz; secretário de Governo, Luís Carvalho; e representantes da administração municipal e da Sea Sheperd.

Foi definido que as visitas a bordo, com enfoque educativo-ambiental, irão ocorrer entre os dias 22 e 24 de março, em dois períodos, das 9h às 12h e das 14h às 17h, separadas em turnos de 30 minutos para cada 10 estudantes.

Cerca de 300 alunos da rede municipal de ensino terão a oportunidade de conhecer uma das 10 embarcações da Sea Shepherd, que tem como objetivo proteger baleias e demais animais marinhos, além de realizar patrulhas contra a pesca ilegal no Hemisfério Sul.

“São momentos como esses que nos permitem propiciar uma maior conscientização ecológica aos nossos alunos. Nós da Educação temos certeza de que essa será uma experiência valorosa”, comenta Marta.

Sobre o Ocean Warrior

Em uma parceria entre a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo, e a Sea Shepherd, o navio Ocean Warrior veio do Uruguai, onde esteve em missão de monitoramento de águas na América do Sul, e chegou ao Brasil pela primeira vez, atracando no Porto de São Sebastião no domingo (13).

Registrada em Amsterdã (Holanda), a embarcação possui 50 metros de comprimento e nove metros de largura. Sob seu comando está a capitã Mar Casariego, espanhola de 29 anos.

O Ocean Warrior tem a missão de averiguar denúncias e fiscalizar a pesca ilegal, combater a matança de baleias e golfinhos por bycatch (pela captura de forma acidental, durante a pesca), entre outras ações de proteção aos oceanos.

Sobre a Sea Shepherd

A Sea Shepherd é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1977, pelo capitão e ambientalista Paul Watson, para agir no combate a crimes ambientais nos oceanos e áreas costeiras.

Ao longo dos anos, a organização tem a oportunidade de utilizar os intervalos entre missões para promover visitas a bordo que já aconteceram em diversos países, tais como, Austrália, Reino Unido, Portugal, Estados Unidos e México.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostram o navio Ocean Warrior atracado no Porto de São Sebastião. Fim da descrição.