Alunos da Educação Infantil de São Sebastião visitam Viveiro Municipal

O dia de aula foi diferente nesta sexta-feira (22) para os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Prof.ª Iraydes Lobo Vianna do Rego “Algodão Doce”, do bairro Pontal da Cruz. As crianças visitaram o Viveiro Municipal de São Sebastião, localizado na Reserva du Moulin, para uma atividade de educação ambiental ao ar livre. A escola é a primeira da rede a voltar ao espaço após a retomada do projeto de visitas monitoradas do local.

Durante a vivência, os estudantes tiveram a oportunidade conhecer as etapas de produção de mudas, conferir detalhes da vegetação nativa, descobrir espaços como o galinheiro, apiário, lago com peixes, além de aprender sobre a importância dos alimentos orgânicos, conferindo de perto o cultivo e a manutenção de diferentes frutas, legumes e hortaliças na horta educativa.

A visitação foi guiada pelo coordenador do projeto Horta Educativa da Secretaria da Educação (SEDUC), Guilherme Ruiz. “O nosso objetivo é utilizar a natureza que nos cerca como um importante agente educativo, bem como criar possibilidades de ampliar a visão de mundo dos nossos alunos e estabelecer conexões para além dos muros da escola”, destacou o docente. A ação está prevista para atender todas as escolas municipais.

Para a coordenadora pedagógica da EMEI Algodão Doce, Tatiane Siene, foi um momento único para as crianças. “Depois de tanto tempo de isolamento social, esse contato com a natureza faz toda a diferença. As turmas amaram conhecer os bichos, colocar a mão na terra, e tenho certeza de que é uma experiência que eles nunca mais vão esquecer”, comentou a professora.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações educativas previstas para ocorrerem em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), com a proposta de ampliar a perspectiva de professores e alunos em relação à mudança de comportamento e valores frente à problematização da realidade ambiental, por meio de diferentes atividades, incluindo a programação de visitas ao Viveiro, sob a manutenção da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP).

O Viveiro Municipal está localizado na Rua Frei Galvão, na Reserva du Moulin. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. A entrada é gratuita.

Centro de Educação Ambiental

A Prefeitura de São Sebastião está preparando a reforma de uma casa já construída dentro do Viveiro para a implantação de um Centro de Educação Ambiental, destinado ao desenvolvimento de atividades de caráter educacional voltadas à temática ambiental, tendo como público-alvo estudantes e professores de São Sebastião.