“Manual da delicadeza e a caligrafia dos sentimentos” foi tema do terceiro encontro relacionado ao ciclo de palestras com a escritora Roseana Murray, promovido pela Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião, como parte dos processos formativos e de preparação dos professores da rede municipal para a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP).
A formação foi realizada de forma on-line acontece na última quarta-feira (25), por meio por meio da plataforma Zoom Meetings, para professores previamente inscritos no evento, que anteriormente abordou sobre “Memórias literárias: como viver em estado de poesia” e “Haicais e a paisagem musical”, entre os meses de maio e junho. O último encontro tratará de “Leitura de poemas e desejos poéticos”, em data ainda a ser divulgada.
Em São Sebastião, a OLP teve adesão de dez escolas municipais de Ensino Fundamental (Anos Finais), nas categorias Poema (5º ano), Memórias Literárias (6º e 7º ano) e Crônica (8º e 9º ano), sobre o tema “O lugar onde vivo”, que visa estimular a reflexão sobre as realidades locais. Neste momento, os materiais produzidos por professores e seus alunos estão sendo avaliados e, até o final de agosto, na Comissão Municipal, serão escolhidos os trabalhos que representarão o município nas etapas estadual e federal.
Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP)
A SEDUC conta com 30 professores inscritos para participar da 7ª edição do concurso, que busca contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. Neste ano, o foco da premiação são os ‘relatos de prática’ feitos pelos docentes, a partir dos trabalhos desenvolvidos com as turmas, em uma das categorias de gêneros textuais do concurso, voltados ao Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano), sobre o tema “O lugar onde vivo”, que visa estimular a reflexão sobre as realidades locais.