6ª edição da EXPOTEC reuniu mais de oito mil pessoas na Rua da Praia

Com o tema “A escola na vida e a vida na escola”, a 6ª edição da EXPOTEC – Exposição Tecnológica, Educacional e Cultural, promovida pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), reuniu mais de oito mil pessoas, entre eles alunos, pais, professores e profissionais da educação na Rua da Praia durante os dois dias do evento, que ocorreram na sexta-feira (25) e sábado (26).

Os visitantes prestigiaram os trabalhos realizados pelas escolas nos espaços disponíveis na exposição, que este ano ganhou um conceito aberto, visando à integração dos trabalhos, alunos e unidades escolares.

O Jardim das Experiências teve grande ênfase durante o evento, promovendo diversas atividades manuais onde os alunos puderam interagir e se expressar por meio dos ateliês, permitindo aos alunos serem protagonistas de seu próprio conhecimento, e colocando em prática a abordagem de educação transformadora Reggio Emília, que vem sendo implantada na educação infantil do município.

As apresentações artísticas no palco principal cativaram o público, entre elas peças teatrais, cantos, danças, exibição de curta-metragem, atividades circenses, leitura dramática e muitas outras. Além disso, as bandas e fanfarras das escolas municipais surpreenderam com o talento dos alunos.

Para os educadores, foi montado um espaço chamado “Sala dos Professores”, onde profissionais da rede municipal compartilharam suas práticas pedagógicas. Os professores participantes do 1º Prêmio Nina de Práticas Antirracistas em ambiente escolar também estiveram presentes para apresentar as atividades desenvolvidas, bem como os alunos do polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) em São Sebastião.

Trazendo o contato com a tecnologia para a EXPOTEC, estudantes do SESI (Serviço Social da Indústria) de Taubaté promoveram oficinas de robótica aos visitantes da exposição.

Para Joyce Siqueira, mãe de aluna da Creche Semíramis Tavolaro Passos, do Pontal da Cruz, o evento foi muito criativo e diferente do que já viu. “Eu vim de Mogi das Cruzes, passei por São Paulo, e não encontrei em nenhum lugar, uma cidade que trabalha tão bem a educação como São Sebastião. Achei muito bacana os trabalhos, muito criativo, e com bastante contato com a natureza. Eu vejo que contribuiu muito para o desenvolvimento da criança, pra evolução deles.”, diz Joyce.

Segundo a secretária da pasta da educação, Marta Braz, o resultado da exposição foi muito positivo. “Este ano promovemos um formato diferente, que se tornou um sucesso. O conceito aberto da EXPOTEC promoveu integração entre as escolas, conversando as temáticas e expandindo as possibilidades de conhecimento. Nossos alunos brilharam e aproveitaram muito este momento único de aprendizado.”, ressalta a gestora.

PraTodosVerem: sequência de fotos mostra momentos da 6ª edição da Expotec, realizada nos dias 25 e 26 de novembro, na Rua da Praia. Fim da descrição.