São Sebastião reforça estratégias para garantir continuidade do Ensino Infantil na pandemia

A pandemia da Covid-19 exigiu adaptação de todos os segmentos da escolarização, da Educação Infantil ao Ensino Superior. Os gestores e educadores da Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião também tiveram que ressignificar a proposta de ensino para atender as crianças matriculadas nas creches da rede municipal.

Durante todo o tempo, a SEDUC, por meio das equipes de Coordenação e Supervisão, vem atuando intensamente na preparação das creches e escolas, assim como da gestão escolar, e acompanhado a atuação de todos os envolvidos nesse processo, para garantir atividades de fácil execução e compreensão das famílias e das crianças, considerando também as dificuldades de acesso à internet.

Os professores, alunos e as famílias se adaptaram para continuar realizando as atividades lúdicas e educativas em casa. Com estratégias flexíveis, as tarefas e os conteúdos de aula são trabalhados em jogos, vídeos educativos, músicas, cadernos de atividades impressos, além de outros recursos para melhorar a interação com as turmas, fazendo a diferença no ensino remoto.

Com o intuito de orientar a gestão escolar, também estão sendo realizadas visitas às creches, em parceria com o Programa São Sebastião pela Primeiríssima Infância, para alinhamento constante das ações do ensino remoto, e planejamento do retorno presencial de forma gradual, acompanhando ainda os indicadores de todas as unidades, através de monitoramento e pesquisas contínuas, visando a melhoria da aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.