Jovens em Ação

Projetos Projetos e Programas

O projeto Jovens em Ação contempla as dez escolas de ensino fundamental II do município de São Sebastião. Ele visa o protagonismo juvenil e fomenta a união estudantil como um dos pilares para a busca de uma melhora no aprendizado e na estrutura de nossas escolas.
O projeto inicia anualmente com a formação dos grêmios estudantis. É o órgão de representação da organização dos estudantes dentro da unidade escolar, o grêmio estudantil possibilita a exposição de ideias, reivindicações e anseios de maneira organizada e democrática. Sua atuação na escola deve ser incentivada, visto que é um veículo de formação para a cidadania e espaço de desenvolvimento social.
Para a divulgação das atividades desenvolvidas nas escolas os alunos do projeto cria a revista Inspira. Ela é um incentivador do protagonismo dos alunos: uma possibilidade de divulgar suas ações, reivindicações e propostas para suas escolas e bairros, integrando as unidades escolares em toda a extensão do município.
A política educacional vigente reconhece o caráter pedagógico das atividades dos grêmios, ao promoverem a aprendizagem de processos e experiências de vida, possibilitando aos jovens oportunidades de desenvolverem uma prática efetiva e construtiva da cidadania. Por isso, é muito importante que o aluno aprenda a participar organizadamente das atividades da sociedade, da comunidade e da escola.
Quanto mais estimularmos a colaboração e a solidariedade dentro da escola e em nossa comunidade, mais estaremos participando da construção de uma cidadania ativa, consciente e responsável.
O grêmio estudantil é uma das primeiras oportunidades que os jovens têm de participar da sociedade onde os alunos têm voz na administração da escola, apresentando suas ideias e opiniões. Ele deve procurar defender os interesses dos alunos, firmando, sempre que possível, uma parceria com todas as pessoas que participam da escola, trabalhando com os diretores, coordenadores e professores, atuando, assim, em benefício da escola e da comunidade. É a organização dos alunos da escola. Ele é formado por estudantes, que são responsáveis pelo desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, sociais e de cidadania.
Além de desenvolver projetos em diversas áreas, os grupos colaboram também para a gestão das escolas, auxiliando diretores e coordenadores pedagógicos a aprimorar a gestão e o aprendizado em sala de aula.
A revista Inspira é o meio de comunicação dos grêmios nas mídias sociais, colaborando para fortalecer o sentimento de unidade entre as escolas municipais de São Sebastião.
O apoio da Secretaria Municipal da Educação aos grêmios objetiva desenvolver nos estudantes da rede pública o senso crítico e participativo, capacidade de liderança e engajamento nas atividades escolares e comunitárias. Desta forma, as ações de apoio aos grêmios têm como objetivo a realização de palestras de incentivo, esclarecimento e orientação para a criação do grêmio estudantil; realização de seminários e oficinas com lideranças estudantis e gestores escolares, para apoiar a criação e o fortalecimento do grêmio; encontro de grêmios estudantis; fomentar o protagonismo juvenil e a ação colaborativa dos grêmios estudantis.
Contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades da escola, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que eles tenham voz ativa e participem – junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras dentro da escola. Todas essas ações serão divulgadas e registradas no Inspira, sempre ressaltando a autoria de alunos e alunas.