Com o objetivo de formar novas lideranças estudantis, o Projeto Jovens em Ação da Secretaria da Educação (Seduc) da Prefeitura de São Sebastião, passou a integrar também os estudantes da Etec de São Sebastião, ampliando sua atuação para além da rede municipal, alcançando também o ensino médio e técnico.
O primeiro encontro, que ocorreu na última sexta-feira (16/5) na Etec, foi marcado por uma roda de conversa sobre o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, em alusão ao Maio Laranja. A ação contou com a participação de profissionais e autoridades que atuam diretamente na proteção dos direitos da infância e juventude.
Estiveram presentes a assistente social Cláudia Emidio Loures, a psicóloga Gabriela Rocha Malafaia, a conselheira tutelar Beatriz Vieira (Costa Sul) e a conselheira tutelar Monica Santos (Centro), que dialogaram com os estudantes sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio.
Ao longo do ano letivo, os estudantes participarão de outros encontros como parte do processo formativo do projeto, sempre abordando temas pertinentes ao cotidiano e relevante para os participantes.
O coordenador do projeto, Rafael Romero, conta que parte das lideranças da Etec já fazia parte do Jovens em Ação quando ainda estavam no ensino fundamental e agora contribuem com sua experiência no ensino médio.
“Foi um prazer reencontrar muitos alunos que já fizeram parte dos Jovens em Ação numa escola como Etec, que é uma referência para todo o Brasil em qualidade de educação. É muito bom rever essa galera vendo que eles estão super engajados, motivados, estudando e compartilhando sua experiência em liderança estudantil com outros alunos.”, afirma o professor.
#PraTodosVerem: participantes sentados em círculo em uma sala de aula dialogam sobre o Maio Laranja. Fim da descrição.
