Programa de Enriquecimento Curricular da Educação capacita monitores e estagiários da Secretaria de Turismo

Na última terça-feira (21), monitores e estagiários da Secretaria de Turismo (SETUR) participaram da aula prática inaugural do curso de capacitação sobre a história e cultura de São Sebastião, ministrado pelo Programa de Enriquecimento Curricular da Secretaria da Educação (SEDUC), coordenado pelas historiadoras Erika Palumbo e Fernanda P. Cronembold.

Nesta primeira aula, foi realizado um trabalho de campo com cinco monitores da SETUR, que puderam conhecer mais sobre a história, o conjunto arquitetônico e a cultura da cidade, em uma visita pelo Centro Histórico, passando pelo Cruzeiro, o Antigo Grupo Escolar Henrique Botelho, a Igreja Matriz, a Capela de São Gonçalo, a Casa Dória, a Casa das Janelas, a Casa de Câmara e Cadeia, o Praia Hotel e a Casa Esperança.

Esta é uma ação de Educação Patrimonial coordenada entre as secretarias de Educação e Turismo.

Sobre as visitas monitoradas

A ação tem o objetivo de complementar os conhecimentos culturais dos estudantes, além de apresentar a história e as pessoas que fizeram parte da vida local e foram peças importantes para o desenvolvimento da cidade. De 2017 a 2019, mais de 5.000 alunos participaram das visitas, sendo um sucesso entre as crianças e adolescentes das escolas municipais.

Para agendamento, é necessário que as escolas municipais e estaduais façam a solicitação por meio do e-mail visitamonitorada.setur@saosebastiao.sp.gov.br. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, em dois horários, às 9h e às 14h.

Vale ressaltar que durante a atividade, são aplicados os protocolos sanitários contra a Covid-19, como aferição de temperatura, utilização de álcool em gel para higienização das mãos e uso obrigatório de máscara.