São Sebastião abre inscrições para ao 2º Prêmio ‘Professora Nina’ de Melhores Práticas Antirracistas em Ambiente Escolar

A Prefeitura de São Sebastião está com inscrições para o 2º Prêmio ‘Professora Nina’ – Melhores Práticas Antirracistas em Ambiente Escolar, promovido pela Secretaria da Educação (SEDUC).

Com o objetivo de valorizar, identificar, difundir e fomentar experiências pedagógicas pautadas em princípios de equidade e antirracismo, serão premiadas as melhores práticas de cada categoria, sendo: Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Podem concorrer professores da rede municipal de ensino que realizem práticas pedagógicas relacionadas à temática, devendo se inscrever até o próximo dia 11 de outubro.

Para se inscrever, o interessado deve acessar o link https://bit.ly/2opremioprofessoranina e responder atentamente ao formulário. Em caso de dúvida, mais informações podem ser obtidas no edital: https://conexaoeduca.saosebastiao.sp.gov.br/edital-2o-premio-professora-nina/.

Sobre a Homenageada

Emenildes Pinheiro Alves de Matos (professora Nina) nasceu em Santos onde estudou, formando-se professora na Escola Normal Livre José Bonifácio.

Em 1946 veio para o Litoral Norte lecionando em várias escolas isoladas de Ilhabela: Veloso, Portinho e Perequê, onde se efetivou em 1947.

Depois foi removida para o Porto Novo e, em seguida, para o Grupo Escolar Henrique Botelho, em São Sebastião. Sempre lecionou para as 1ª séries, pois gostava muito de alfabetizar crianças. Alfabetizou inclusive seus 4 filhos.

Também foi professora do Curso de Admissão ao Ginásio durante vários anos em São Sebastião. Sempre amou o magistério e, só no Henrique Botelho trabalhou durante vinte anos.

Em março de 1973 foi removida para Cubatão e, em seguida, para Santos onde cursou a Faculdade de Pedagogia. Trabalhou no Educandário Santista, Instituição de Crianças Carentes e na Escola Estadual Professor Cleóbulo Amazonas Duarte .

Aposentou-se em 1994, após 48 anos e nove meses de trabalho dedicados ao Magistério, ocasião em que foi homenageada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, através da TV Cultura, por ser a professora mais tempo de magistério efetivo em exercício.

Foi homenageada também pelo Centro de Professorado Paulista (CPP) e pelo Jornal A Tribuna, de Santos, como “Professora do Ano”. Atualmente divide o seu tempo entre Santos e São Sebastião onde sempre recebe o carinho e respeito de seus ex-alunos.

#PraTodosVerem: arte gráfica com informações sobre 2º Prêmio ‘Professora Nina’ – Melhores Práticas Antirracistas em Ambiente Escolar; e foto de professores premiados na primeira edição. Fim da descrição.