A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), qualifica, no mês de maio, quatro profissionais em uma formação de aprofundamento sobre a abordagem Reggio Emilia, na Itália.
Realizada pelo Centro Internacional Loris Malaguzzi, em Reggio Emília, a 16ª edição do Grupo de Estudos da América Latina discute os principais conceitos da abordagem e apresenta documentações que registram práticas educativas desenvolvidas em escolas públicas italianas.
Com profissionais de diversos lugares do mundo, o grupo de estudos propõe uma reflexão de práticas que são referência mundial na Educação Infantil. A rede de ensino do município tem dialogado com essa abordagem desde o início do ano letivo, sendo esse o principal motivo da formação das profissionais da SEDUC.
Mundialmente reconhecida, essa abordagem também dialoga com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e São Sebastião é um município pioneiro nessa iniciativa, investindo em formação com o objetivo de qualificar continuamente a rede pública de ensino.
A secretária da Educação, Marta Braz, é uma das integrantes da comitiva sebastianense e salientou que a abordagem educacional já foi apresentada aos professores da rede e os resultados positivos começam a ser notados.
“Essa abordagem pedagógica foi escolhida porque se aproxima das propostas que já se desenvolvem na rede, o que possibilita o enriquecimento e a qualificação da educação pública. Por um lado, esse trabalho permite aos professores mediarem o desenvolvimento das competências cognitivas e socioemocionais dos alunos; por outro, as crianças constroem sua jornada educacional baseada em suas próprias descobertas”, ressaltou a gestora.
Temas das formações
– Fora, a escola como geradora de aprendizagens;
– “O Modolena é como o mundo” Matteo, 4 anos e 7 meses – Apresentação de um projeto da Escola Tondelli;
– A cultura da Escola – Apresentação do projeto das folhas da Escola Diana;
– O ambiente como terceiro educador – Introdução à visita às creches e escolas do método Reggio Emilia;
– A cultura da creche;
– Histórias de um banquinho – Projeto da escola da infância Iqbal Masih;
– A cultura do Ateliê;
– O coração de fora;
– Imagina um bosque;
#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra secretária da Educação, Marta Braz, e diretora de Ensino da Educação, Rosana Salvini, na cidade de Reggio Emilia, na Itália. Fim da descrição.