Professores de arte da rede municipal visitam museus em São Paulo

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), promoveu a visitação de professores de arte das creches conveniadas ao Museu de Arte Moderna (MAM) e Museu Afro Brasil em São Paulo no último sábado (22).

No MAM, em uma visita monitorada, os educadores conheceram a exposição “37° Panorama da Arte Brasileira – Sob as cinzas, brasa”, que propõe desconstruir paradigmas naturalizados em relação ao Brasil colônia. A mostra ainda valoriza a dimensão pedagógica da arte e prospecta rupturas estruturais.

Durante a sua passagem pelo Museu Afro Brasil, os professores estiveram em contato com pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XV e os dias de hoje, que abrangem as diversas facetas dos universos culturais africanos e afro-brasileiros.

Segundo uma das professoras de arte que foi a visita, Marcela Soares, o momento foi um grande ganho pedagógico, além da troca de conhecimento com outros professores. “Agradeço imensamente a oportunidade de obter novos conhecimentos, a valorização do profissional de artes e a possibilidade de integração com mais profissionais da área.”, diz a professora.

Para a coordenadora de arte da Secretaria da Educação, Cecília Morales, que organizou a visita, a ação tem como objetivo manter os professores atualizados e incentivá-los a conhecer e proporcionar aos estudantes a mesma oportunidade. “É muito importante o convívio e a interação entre os professores, e também que eles possam despertar nos seus alunos o interesse em visitas culturais fora da cidade e no mundo artístico.”, ressalta Cecília.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra professores observando e interagindo com as obras expostas no MAM e Museu Afro Brasil. Fim da descrição.