Professores da rede municipal de São Sebastião recebem capacitação do Sebrae com foco na área de Educação Empreendedora

A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Educação (SEDUC) e de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), concluiu, nesta quarta-feira (15), a formação de 15 professores da rede municipal para atuarem como facilitadores da metodologia do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), ofertado aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de outubro.

Com carga horária total de 36 horas, a capacitação foi oferecida na modalidade de educação a distância (EAD), tendo como base o estudo dos temas “comportamento empreendedor” e “plano de negócios”, acompanhado de assuntos como cultura da cooperação, cultura inovação, ética e cidadania e ecossustentabilidade. O encerramento da formação, realizada de forma on-line, contou com a orientação final da analista de Educação Empreendedora, Fabiana Supino, representante do Sebrae.

Em uma parceria inédita, cerca de 300 estudantes da EJA terão oportunidade de integrar o JEPP, que tem como objetivo incentivar o espírito empreendedor e a orientação para os negócios. A proposta é que os alunos concretizem projetos em sala de aula, quando cada turma é protagonista, planeja, trabalha em equipe e, ao final, cria suas próprias empresas e comercializam produtos como artigos de artesanato, presentes, temperos, entre outros, com apoio de livros didáticos e o acompanhamento pedagógico da metodologia.

Além disso, as turmas da Educação de Jovens e Adultos, das unidades escolares Prof.ª Patrícia Viviani Santana, da Topolândia, e Prof. Antonio Luiz Monteiro, de Boiçucanga, terão acesso, de 27 de setembro a 1º de outubro, a formação do Programa Descomplique, que abordará temas como inteligência emocional e empreendedorismo, ideia de negócios, marketing, finanças e formalização, durante cinco encontros de duas horas cada.