Prefeitura de São Sebastião faz balanço positivo da volta às aulas presenciais no município

A equipe técnica da Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião se reuniu, na última sexta-feira (20), para avaliar o início da primeira fase do Plano de Retomada das Aulas Presenciais na rede municipal de ensino. Desde o retorno das atividades, em 2 de agosto, houve adesão de mais de 90% dos alunos às aulas presenciais, que segue de forma gradual e facultativa.

Na ocasião, os gestores discutiram, entre outros temas, os resultados da Avaliação Externa do 1º semestre de 2021, aplicada entre os meses de junho e julho, e que direcionarão as ações pedagógicas do plano de recuperação das aprendizagens para a consolidação das habilidades essenciais, mediante atividades em contraturno, que devem ocorrer quando houver a possibilidade de receber até 70% dos estudantes nas unidades de ensino. Atualmente, o limite é de 50% da capacidade máxima de alunos em sala de aula.

De acordo com a secretária da Educação, Marta Braz, a iniciativa tem como objetivo assegurar amplas oportunidades de resgatar o que se deixou de vivenciar e de desenvolver o que ainda precisa ser aprimorado. “Com a retomada, nosso corpo técnico, além da avaliação dos novos padrões de atendimento, também se dedica ao planejamento contínuo da oferta educacional, incluindo medidas que visam à educação integral como a recuperação de conteúdos para minimizar as defasagens e garantir as aprendizagens a todos os alunos”, destacou.

A reunião possibilitou ainda o alinhamento de diretrizes e orientações quanto aos protocolos de biossegurança e demais estratégias adotadas no enfrentamento da Covid-19 no âmbito escolar, além da avaliação de ações executadas, como o escalonamento de horários de alunos e, também, dos intervalos, ampliação do atendimento presencial, adequações das unidades, transporte e merenda escolar, entre outras questões fundamentais para a manutenção de um ambiente seguro e saudável para alunos, servidores e colaboradores.

Todas as medidas sanitárias estão sendo seguidas e a organização das escolas se mantém como prioridade. “Estamos muito satisfeitos com estes primeiros dias de aulas presenciais, pois houve um grande esforço coletivo para que a essa reabertura segura fosse possível. Vamos seguir enfrentando os desafios para garantir que nossas crianças e jovens retornem às escolas e que permaneçam nelas”, ressaltou Marta Braz.