Professores da rede municipal de São Sebastião participam de formação sobre cultura caiçara e afro-brasileira

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), realizou na última quinta-feira (17), um encontro de formação online sobre ‘Carnaval, Cultura Caiçara e Afro-brasileira’, envolvendo a participação de 65 professores da rede pública municipal de ensino, das áreas de História, Ciências e Geografia.

O assunto foi proposto e organizado pela equipe do Programa de Enriquecimento Curricular – “História e Cultura de São Sebastião nas Escolas” da SEDUC, visando subsidiar a organização e realização de atividades educacionais programadas, baseadas nesta temática e, que estão previstas para ocorrerem entre os meses de fevereiro e março em todas as unidades escolares.

Com o objetivo de destacar a importância da valorização cultural local de São Sebastião, a capacitação resgatou histórias do Carnaval de antigamente, por meio de depoimentos de antigos moradores da cidade, fotografias de adereços, fantasias e brincadeiras da festa popular.

A atividade também contou com a colaboração da antropóloga, Janaina de Figueiredo, que apresentou a história do Bloco Afoxé “Ilê Um Zambi” de São Sebastião, assim como aspectos importantes da manifestação cultural e afro-brasileira dos afoxés, com destaque para os instrumentos de percussão e outros detalhes a respeito do ritmo ijexá.

Para o professor da EM Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, Leandro Adriano de Lima, a formação contribuiu de forma relevante para as suas práticas pedagógicas. “O levantamento de todas as questões apresentadas nos levam a refletir e aprimorar cada vez mais a maneira de apresentar para os alunos os assuntos dessas temáticas”, destacou o docente.

Na ocasião, os participantes também puderam aprofundar conhecimentos sobre conceitos e símbolos caiçaras, com destaque para o fandango – expressão musical-coreográfica-poética e festiva, os pratos típicos como o azul marinho, a conservação das capelas, o folclore regional como a congada, além de lendas, mitos e causos.

Programa de Enriquecimento Curricular

O Programa é responsável por subsidiar e orientar as ações educacionais em atendimento à Lei Federal 11.645/08, que trata do estudo da ‘história e cultura afro-brasileira e indígena’ na educação básica. A iniciativa desenvolve ainda orientações sobre educação patrimonial, história e cultura do município, além de divulgações, através de oficinas, seminários, estudos de meio e visitas.

Escrito por Janaína Castro (SEDUC | PMSS)