Os educadores da rede municipal de ensino de São Sebastião tiveram a oportunidade de participar da palestra inaugural da formação em “Introdução à Pedagogia de Emergência e Pedagogia do Trauma”, realizada no Teatro Municipal, na última quinta-feira (1º/6).
A iniciativa é realizada pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), em parceria com a Associação da Pedagogia de Emergência e o apoio da ONG Visão Mundial.
Durante o evento, educadores das escolas municipais Henrique Tavares de Jesus, de Barra do Una, e Professora Nair Ribeiro de Almeida, de Juquehy, compartilharam as experiências vivenciadas com as intervenções da Pedagogia de Emergência em decorrência do evento de 19 de fevereiro.
Em seguida, foi realizada a palestra intitulada “Pedagogia de Emergência: da crise à chance”, abordando as diferentes fases de uma crise e as ações que podem ser realizadas em meio a situações trágicas.
Para a secretária da Educação, Marta Braz, a iniciativa será muito benéfica para os participantes. “Parcerias sérias como a que estabelecemos com a Associação da Pedagogia de Emergência e a ONG Visão Mundial têm feito a diferença na rede municipal. Esta capacitação fortalecerá os educadores em sua atuação profissional”.
O presidente da Associação da Pedagogia de Emergência do Brasil, William Boudakian, conta o que espera para a capacitação. “A nossa expectativa é de preparar profissionais da rede pública capazes de atuar de forma estratégica em situações emergenciais que possam ocorrer no futuro, formando uma brigada de pedagogia de emergência e assim, de forma mais assertiva, podem ajudar crianças e adolescentes vítimas de trauma a processar e diluir as experiências traumáticas”.
O coordenador nacional para assuntos humanitários da Visão Mundial, Henrique Alencar, que também esteve presente na palestra, conta que o apoio da ONG tem o objetivo de fazer a diferença na vida das crianças e jovens.
“A parceria com a Prefeitura de São Sebastião é de extrema importância para nós, pois nos permite alcançar um número maior de pessoas e expandir o impacto positivo na comunidade. Trabalhar em conjunto com o poder público nos possibilita ter um acesso eficiente às comunidades locais, identificar necessidades específicas e adaptar nosso programa às demandas da região”.
#PraTodosVerem: sequência de quatro fotos mostra momentos da palestra inaugural da formação em “Introdução à Pedagogia de Emergência e Pedagogia do Trauma” no Teatro Municipal de São Sebastião. Fim da descrição.