Prefeitura encerra qualificação de 150 profissionais que atuarão como apoio à inclusão na rede municipal de ensino

Blog Educação Inclusiva Educação Inclusiva Notícias Últimas Noticias

No segundo dia de qualificação, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), encerra a formação de 150 profissionais, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, que vão atuar como profissionais de Apoio à Inclusão na rede municipal de ensino, nesta quarta-feira (4).

A formação é ministrada pelos profissionais da Educação Inclusiva da SEDUC e o processo de contratação se dá pela Associação Berçário Santana para a gestão compartilhada no atendimento as necessidades específicas de alunos com deficiências (físicas, intelectual ou sensorial), alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades, e também os que apresentam limitações, sejam elas motoras, mentais, visuais, no âmbito da acessibilidade às comunicações e aos conteúdos pedagógicos, além da atenção aos cuidados pessoais de alimentação, higiene e locomoção da rede municipal.

Neste último dia, por exemplo, a formação concedeu noções básicas de primeiros socorros pelas equipes do SAMU e Centro de Reabilitação da Secretaria da Saúde e com a palestra da psicóloga, Adriane Cruz da Secretaria da Educação.

No encerramento, às 15h, a terapeuta ocupacional Juliana Coelho, da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), abordou a questão de como conhecer e lidar com todas as deficiências.

Profissional de Apoio à Inclusão

Vale ressaltar que os acompanhantes de apoio à inclusão atuam na Educação Especial e desenvolvem trabalhos com crianças com deficiências, introduzidas no contexto escolar da educação regular, e oferece apoio às atividades de comunicação, interação social, locomoção, alimentação e cuidados pessoais nas escolas municipais.

#PraTodosVerem: sequência de fotos do encerramento da qualificação de 150 profissionais que atuarão como apoio à inclusão na rede municipal de ensino. Fim da descrição.