Prefeitura de São Sebastião reúne equipes gestoras das escolas para alinhar retorno às aulas presenciais na rede municipal

Cumprindo o compromisso de permanente diálogo com os profissionais da educação, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), promoveu, nesta segunda (19) e terça-feira (20), reuniões com as equipes gestoras da rede municipal de ensino para discutir as ações e os protocolos que serão adotados para a retomada segura das aulas presenciais a partir do dia 2 de agosto.

Nas reuniões, realizadas no Instituto Verdescola e Teatro Municipal, os diretores e coordenadores das unidades escolares de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) do município dialogaram com as equipes do Departamento de Ensino da SEDUC sobre estratégias de acolhimento, prática pedagógica, funcionamento e o desenvolvimento de atividades administrativas e educativas nas escolas.

Os gestores também puderam esclarecer pontos relevantes do Plano de Retomada das Aulas Presenciais, protocolos de biossegurança, transporte e alimentação escolar, e demais questões relacionadas ao retorno seguro dos alunos, que ocorrerá de forma gradual e facultativa.

A retomada das atividades presenciais se dará, inicialmente, com até 50% da capacidade de acolhimento das unidades de ensino, respeitando todas as medidas de segurança e protocolos de prevenção contra a Covid-19, como uso de máscara, álcool em gel, medição de temperatura, higienização das mãos e distanciamento mínimo de um metro entre os estudantes na sala de aula.

Os mais de 15 mil estudantes da rede serão atendidos em turno reduzido de quatro horas nas creches e com esquema de rodízio de turmas nas escolas. A participação nas atividades presenciais será opcional, ou seja, a critério dos pais ou responsáveis dos alunos, ou, dos alunos maiores de 18 anos. Os que não retornarem às aulas de forma presencial poderão permanecer no ensino remoto, mediado por tecnologias e materiais impressos.

Neste primeiro semestre letivo, a Prefeitura realizou uma série de ações para reforçar a segurança da comunidade escolar, incluindo a aquisição de inúmeros materiais, como a instalação de totens dispensadores de álcool em gel, máscaras descartáveis, protetores faciais, tapetes sanitizantes, termômetros digitais, entre outros itens visando à adequação das escolas aos protocolos sanitários durante o período de pandemia.