Prefeitura de São Sebastião inicia ações do programa ‘Agente Mirim da Defesa Civil’ neste mês

Com o objetivo de construir junto aos alunos, professores, gestores, funcionários e também a comunidade escolar um comportamento preventivo e de autodefesa em relação a desastres naturais, a Prefeitura de São Sebastião inicia as capacitações do programa “Agente Mirim da Defesa Civil”, a partir do da próxima segunda-feira (7).

O programa será realizado por meio da parceria entre a Secretaria da Educação (SEDUC), Defesa Civil Municipal e Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM). Além disso, também participam o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

No dia 7 de agosto, será promovido um HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) online para apresentar aos professores das disciplinas de Geografia, História e Ciências das escolas piloto o que é o programa, quais seus objetivos e como será o seu funcionamento. A formação contará ainda com a participação de agentes do Instituto de Pesquisas Ambientais.

Em seguida, o “Agente Mirim da Defesa Civil” chega às escolas piloto para capacitar os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. Estes adolescentes passarão por um processo de formação para aprender sobre desastres naturais, o papel da Defesa Civil Municipal e seus protocolos de acionamento. Assim, serão disseminadores de ações e informações relacionadas à instituição.

As formações estão programadas para ocorrer entre os dias 15 e 17 deste mês, para os alunos da EM Prof.ª Patrícia Viviani Santana, da Topolândia; em seguida, de 21 a 24 com os estudantes da EM Prof. Antonio Luiz Monteiro, de Boiçucanga; e por fim, durante os dias 28 a 30 de agosto, a Defesa Civil Municipal capacita os alunos da EM Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida, em Juquehy.

#PraTodosVerem: fotos ilustrativas mostram Defesa Civil capacitando jovens no Balneário dos Trabalhadores. Fim da descrição.