Univesp forma primeiros alunos em São Sebastião

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) – Polo São Sebastião comemorou, nesta terça-feira (24), a colação de grau dos primeiros alunos formados pela instituição no município. Ao todo, seis universitárias concluíram a graduação em Pedagogia, sendo estas, ingressantes na primeira turma do curso em 2017, mesmo ano de instalação da unidade.

Em formato virtual, a solenidade foi transmitida, ao vivo, pela Univesp TV e via YouTube, e reuniu 538 estudantes de diferentes cursos, de 89 polos, de 54 municípios de todas as regiões do Estado, a maior colação de grau já feita em seus nove anos de existência da universidade. A gravação da cerimônia está disponível em www.youtube.com/univesptv/.

A nova pedagoga Paula Ferreira Barison, 31, celebrou o momento da diplomação. “É extremamente gratificante chegar ao final do curso e poder ter a certeza de que tive uma ótima formação. Para mim é uma conquista maravilhosa, final de um ciclo e o início de uma nova carreira profissional”, comentou.

O encontro teve a participação do presidente da Univesp, professor Rodolfo de Azevedo, e da secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen. O evento, que tentou manter o mesmo protocolo das cerimônias presenciais, contou com o juramento dos cursos, outorga de grau e discurso das autoridades.

Embora tenha sido a distância, a colação foi marcada por muita alegria e emoção por parte dos formandos, professores e convidados. Antes de encerrar a solenidade, a produção da Univesp TV exibiu um videoclipe com imagens enviadas pelos próprios licenciados, com seus colegas de turma e familiares.

O diploma também foi comemorado pela egressa Daniella de Castro Simões. “Aos meus 39 anos, comemoro a grande oportunidade de graduar-me em uma faculdade pública, gratuita e com excelentes conteúdos e profissionais. A Univesp nos proporcionou essa conquista, e mesmo a distância, mas com todo o suporte do nosso Polo, nos acolheu em todos os momentos, proporcionando vivências incríveis para tornar essa trajetória mais leve e prazerosa. Gratidão é a palavra que resume essa vitória”, destacou.

Alunas formadas

– Camila Aline Santos Chaves
– Daniella de Castro Simões
– Flaviane Faustino de S. Alves
– Maria Aparecida P. da S. Farias
– Paula Ferreira Barison
– Vivian Fernanda Nonato

Polo São Sebastião

Buscando um ensino superior de qualidade e qualificação para os jovens do município, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), assinou convênio com o Governo de São Paulo, em agosto de 2017, tendo completado quatro anos de parceria.

Atualmente, o polo possui 233 alunos matriculados, divididos entre os cursos de Letras, Matemática, Pedagogia, Tecnologia da Informação, Ciências de Dados e Engenharia da Computação e Engenharia de Produção.

A unidade funciona na Escola Municipal Henrique Botelho, na Vila Amélia, com a direção de Fabrício Bueno, coordenação de José Antônio Carrera e com o apoio pedagógico de Marilda Massucatto.

O polo de São Sebastião se destaca entre 382 unidades do estado, tendo recebido nota 9.3 em sua última avaliação, sendo classificada na 12ª colocação nos quesitos infraestrutura e inovação.