MISTURAS – CIÊNCIAS 6º ANO

6º Ano Ensino Fundamental Anos Finais Uncategorized

Misturas

1. Construa, em seu caderno, uma tabela com duas colunas, uma para substâncias e outra para misturas. Em cada coluna distribua apropriadamente os seguintes materiais:

Suco de laranja; água destilada; ouro; sangue; leite; areia da praia; prego de aço; prata; farofa; borracha; água com gelo; refrigerante.

substânciasmisturas

2. Elabore, em seu caderno, uma tabela classificando as misturas apresentadas em heterogêneas ou homogêneas.

Café coado; queijo; refrigerante; feijoada; caixa de lápis de cor; fita adesiva; cola; jardim de flores; óleo de máquina; saliva; aliança de ouro e prata; garfo de aço; tinta de parede; algodão; osso; salada de frutas; tapioca; medicamento; gasolina.

heterogêneashomogêneas

3. Você foi chamado para ajudar a cozinhar em casa. Pediram que adicionassem açúcar numa panela com água que estava no fogão e que continuasse mexendo a mistura sem parar. Pediram para adicionar mais 5 colheres de açúcar e continuar mexendo. Em seguida, você adicionou mais 10 colheres de açúcar e continuou mexendo. Depois de 20 minutos, percebeu que começou a se formar uma calda grossa no fundo da panela. Mais 10 minutos mexendo a mistura você notou que a calda ficou muito grossa. Deixou, então, a mistura descansando por 5 minutos fora do fogo. Quando voltou, ela estava totalmente endurecida. Responda…

a)ao adicionar o açúcar na agua, sem mexer, que tipo de mistura forma?

b)no início do aquecimento, quando ainda havia água com a calda, qual era o tipo de mistura?

4. Na embalagem de uma bebida de achocolatado está escrito: “Bebida pura, sem misturas de outras substâncias”.

Por que essa informação é incorreta?