Jornada Pedagógica de São Sebastião começa nesta quinta-feira (22) com participação de José Pacheco, Daniel Munduruku, Magda Soares e mais grandes nomes

Notícias Últimas Noticias

Com o tema “Professor Pesquisador: a ciência aplicada em sala de aula”, a 6ª Jornada Pedagógica de São Sebastião, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), será realizada nos próximos dias 22 e 23 de julho, com a participação de grandes nomes da educação e programação gratuita, transmitida via canal oficial da Educação no YouTube.

O evento somará 15 atividades, entre palestras e momentos formativos, como a que trata sobre “Vozes Ancestrais: como trabalhar a temática indígena em sala de aula”, ministrada pelo escritor indígena Daniel Munduruku, doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP), conhecido principalmente por suas obras infantojuvenis e atuação no movimento indígena brasileiro, tendo recebido diversos prêmios nacionais e internacionais.

A Jornada, voltada para professores e demais interessados no assunto, receberá ainda o educador português José Pacheco, autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e um grande dinamizador da gestão democrática. O fundador da Escola da Ponte, em Portugal, e referência mundial em inovação, abordará a temática “Novas Construções Sociais de Aprendizagem”, em que defende mudanças no modelo tradicional de ensino com ênfase na humanização do indivíduo.

Para Pacheco, as ciências da educação replicam o apelo à autonomização do estudante, ao sujeito de aprendizagem empreendedor, ao protagonismo juvenil. “Urge constituir redes de aprendizagem, que promovam desenvolvimento humano sustentável, porque a educação acontece de maneira recíproca entre os que convivem desde que se concretize a transição de práticas fundadas no paradigma da instrução para práticas fundadas no paradigma da aprendizagem e da comunicação”, destacou o pedagogo.

A iniciativa terá também a participação da professora emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Magda Soares, reconhecida como uma das maiores especialistas de alfabetização do Brasil e responsável por introduzir no país o conceito de letramento. Com mais de 40 livros publicados, entre títulos acadêmicos e didáticos, sua palestra trata de sua nova obra “Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever”.

“Sinto-me muito feliz com esta oportunidade de interagir com professores de São Sebastião nesta Jornada Pedagógica, uma oportunidade de compartilhar minhas experiências na área da alfabetização de crianças em escolas públicas e colaborar com novas ideias para a importante responsabilidade de um ensino e uma aprendizagem de qualidade no domínio da língua escrita pelas crianças”, comentou a professora Magda.

Nesta Jornada, autores e pesquisadores, convidados e docentes da rede, fomentarão diálogos entre as suas obras e experiências acadêmicas, e as práticas do cotidiano escolar, em consonância com as políticas públicas em educação. A participação é gratuita e não requer inscrição prévia. Para acompanhar o evento, basta acessar o canal da SEDUC no YouTube (https://www.youtube.com/secretariadaeducacaodesaosebastiao). 

Confira a programação completa:

Quinta-feira (22)

9h – Abertura oficial
Com a secretária da Educação, Marta Braz, e a diretora de Ensino da SEDUC, Rosana Salvini.

10h – “Vozes Ancestrais: como trabalhar a temática indígena em sala de aula”
Palestrante: Prof. Dr. Daniel Munduruku

11h – “A formação de identidade das crianças em contexto do ensino remoto”
Palestrante: Profa. Thais Anita Silva Barros

11h30 – “Percepção Ambiental e Interdisciplinaridade: uma questão de significado”
Palestrante: Profa. Me. Joice Fernandes Faulhaber

14h – “Psicomotricidade na escola dos novos tempos”
Prof. Esp. Lino Azevedo Junior

15h – “Poesia na escola e formação de leitores”
Palestrante: Roseanna Murray

16h – “Novas Construções Sociais de Aprendizagem”
Palestrante: Prof. José Pacheco

17h – “As práticas pedagógicas e o processo ensino-aprendizagem”
Palestrante: Profa. Esp. Rosmari Wieczorek

17h30 – “O papel do professor mediador na construção dos letramentos críticos do aluno surdo em de São Sebastião”
Palestrante: Profa. Esp. Lidiane Correia Quinsan

18h – “Lei 10639/03: Restauração e Igualdade no Processo Educacional Brasileiro”
Palestrante: Profa. Esp. Rosinea Garçon de Souza

Sexta-feira (23)

11h – “Por uma escola expandida”
Palestrante: Profa. Dra. Ana Elisa Ribeiro

12h – “Da prosa à poesia: a construção de sentido pelo viés estilístico”
Palestrante: Profa. Me. Larissa Maria Reis Barbosa

14h – “A inclusão na educação remota: corresponsabilidades”
Palestrante: Profa. Me. Jane Patrícia Haddad

15h – “Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever”
Palestrante: Profa. Dra. Magda Soares

16h – “O professor, os desafios, as Ciências e a Matemática na sala de aula”
Palestrante: Prof. Dr. Evonir Albrecht

17h – “Metodologias ativas na aprendizagem e desafios”
Palestrante: Prof. Esp. Alexandre Silva Martins

17h30 – “Narrativas (auto)biográficas: retalhos de experiências estéticas na educação básica”
Palestrantes: Profa. Esp. Kaylla Ariane Prado Barros Araújo e Profa. Me. Rita Pinheiro

18h – Encerramento