As ações foram aplicadas pela professora Mirella Garcia dos Reis, e envolveu cerca de 500 alunos ao longo nas duas unidades escolares do bairro de Camburi, Costa Sul do Município.

“No decorrer da aula percebi o brilho nos olhinhos de cada criança. O que me motivou a continuar,  pois não foi fácil. Ver as crianças pedindo pra participar durante toda a dinâmica foi muito gratificante. Essa experiência me inspirou a explorar ainda mais essa forma lúdica de aprender e ensinar”, comentou a educadora.

Vale ressaltar que os professores de inglês da rede passam por formações bimestralmente, com o objetivo de prepará-los para novas vivências a serem aplicadas nas salas de aula.

Em maio, por exemplo, foi a vez de intensificar a abordagem Reggio Emilia, o que possibilitou, aos estudantes, maior participação no processo educacional, com foco no protagonismo dos aprendizes.

Mundialmente reconhecida, essa abordagem também dialoga com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e São Sebastião é  um município pioneiro nessa iniciativa, investindo em formação com o objetivo de qualificar continuamente a rede pública de ensino.

A secretária da Educação, Marta Braz, lembra que a abordagem educacional já foi apresentada aos professores e os resultados positivos começam a ser notados.

“Essa abordagem pedagógica foi escolhida porque se aproxima das propostas que já se desenvolvem na rede. Isso possibilita o enriquecimento e a qualificação da educação pública. Esse trabalho  permite aos professores mediarem o desenvolvimento das competências cognitivas e socioemocionais dos alunos, oportunizando que as crianças construam sua jornada educacional baseada em suas próprias descobertas”, ressaltou a gestora.