HISTÓRIA 8º ANO

8º Ano Ensino Fundamental Anos Finais

TEMA DA AULA: REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Habilidade a ser mobilizada: Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas. (EF08HI03)

1) Responder as questões:

– Qual a importância do trabalho na organização do nosso mundo?

– Você conhece alguma máquina que substitui o trabalho de um ser humano?

– As máquinas podem facilitar as atividades cotidianas?

– Você conhece alguma profissão que está sendo extinta graças ao aparecimento de máquinas?

2) Leia o texto abaixo

A Revolução Industrial

A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.

Até o final do século XVIII a maioria da população europeia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.

Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura.

A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato de o país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.

Como muitos empresários ambicionavam lucrar mais, o operário era explorado sendo forçado a trabalhar até 15 horas por dia em troca de um salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para sustentarem suas famílias.

Diante disso, alguns trabalhadores se revoltaram com as péssimas condições de trabalho oferecidas, e começaram a sabotar as máquinas, ficando conhecidos como “os quebradores de máquinas”. Outros movimentos também surgiram nessa época com o objetivo de defender o trabalhador.

O trabalhador em razão deste processo perdeu o conhecimento de todo a técnica de fabricação passando a executar apenas uma etapa.

A Primeira etapa da Revolução Industrial

Entre 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou limitada, primeiramente, à Inglaterra. Houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico. Nessa época o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução.

A Segunda Etapa da Revolução Industrial

A segunda etapa ocorreu no período de 1860 a 1900, ao contrário da primeira fase, países como Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram. O emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período.

A Terceira Etapa da Revolução Industrial

Alguns historiadores têm considerado os avanços tecnológicos do século XX e XXI como a terceira etapa da Revolução Industrial. O computador, o fax, a engenharia genética, o celular seriam algumas das inovações dessa época.

https://www.sohistoria.com.br/resumos/revolucaoindustrial.php

3) Assistir ao vídeo

4) Responda as questões a seguir:

A partir do texto e do vídeo é possível concluir que maquinofatura é:

(a) Vender produtos quaisquer

(b) Fazer produtos com o auxílio de máquinas

(c) Fazer produtos com as próprias mãos

(d) Vender tecnologias modernas

A Revolução Industrial marca o capitalismo como sistema econômico. Explique os modelos de capitalismo

a) Comercial:

b) Industrial:

Assinale a alternativa que indique em qual país as primeiras indústrias surgiram?

(a) Alemanha

(b) Estados Unidos

(c) Rússia

(d) Inglaterra

Cite no mínimo 3 invenções que surgiram na 2ª revolução industrial:

A Terceira Revolução Industrial se caracterizou principalmente pelo surgimento:

a) Do telefone

b) Da eletrônica

c) Da indústria

d) Do automóvel

5) Leia o texto

O mercado está cada vez mais exigente?

Sim, o mercado tem cada vez mais demandas e exigências! A quantidade de candidatos preparados, o avanço da tecnologia, as urgências da sociedade moderna e as exigências dos consumidores requerem profissionais sempre atualizados.

Por outro lado, as possibilidades de crescimento também existem, sobretudo para quem se dedica e constrói o seu próprio caminho para chegar aonde quer. Não existe uma fórmula mágica para o sucesso e não é uma questão de sorte. Ganha destaque aquele que se esforça e cria condições para alçar voos mais altos.

O mercado está altamente competitivo. Existem pessoas capacitadas em todos os níveis. Para encarar essa disputa, você deve permanecer em evolução contínua. Isso inclui considerar todos os detalhes que possam contribuir com seu crescimento, desde a elaboração de um bom e-mail profissional até o investimento em cursos de pós-graduação.

Por isso, se você pretende garantir seu espaço no mercado de trabalho, vá além do básico. Para chegar aonde poucos chegam, tenha coragem de fazer o que nem todos fazem. Dedique-se! Faça um planejamento estratégico, amplie suas capacidades, saia do lugar-comum. Esse é o princípio do desenvolvimento profissional.

Trecho do texto “A importância do desenvolvimento profissional para o mercado de trabalho” encontrado em https://blog.unyleya.edu.br/insights-confiaveis/a-importancia-do-desenvolvimento-profissional-para-o-mercado-de-trabalho/

Identifique a ideia central em cada parágrafo