A Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião realizou o 1º Encontro de Educadoras Pretas, no sábado (30). Com o objetivo de promover o enfrentamento do racismo nas escolas, o evento foi o ponto de partida para um processo coletivo que busca transformar o ambiente educacional em um espaço mais inclusivo e igualitário.
Além das educadoras, participaram lideranças do movimento negro da cidade e membros da comissão antirracista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), destacando o encontro como um marco importante no combate ao racismo no ambiente escolar.
Após apresentação artística do Corpo Estável de Dança de São Sebastião, iniciaram-se os debates, os quais resultaram na decisão de que serão organizadas comissões para analisar o currículo escolar e as ações de enfrentamento ao racismo, sendo as educadoras a base para a mudança e promoção de um ensino mais democrático e plural.
Participante do evento, a coordenadora pedagógica da Creche da Enseada, Janaina Cruz, avaliou o momento como um grande marco. “Foi um encontro muito significativo com relatos de lutas e grandes conquistas e muitas experiências vivenciadas e compartilhadas, tanto da vida pessoal como em nossa caminhada na educação”.
“Um ponto de partida para colocarmos em ação as práticas antirracistas, além dos direitos e deveres pra todos sem que a minha cor defina quem eu seja. Amei ver essa corrente de mulheres pretas lutando para ver nossa história contada e os nossos direitos e deveres respeitados”, completou.
#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra momentos do 1º Encontro de Educadoras Pretas. Fim da descrição.