EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA

Sem categoria

Tendo em vista que o “Empreendedorismo na Escola” busca desenvolver competências do Século XXI, que enfatizam habilidades e atitudes para comunicar, colaborar, desenvolver pensamento crítico, criativo e inovador, promovendo a cidadania ativa, a inclusão social e o protagonismo para empreender não apenas no mundo do trabalho, mas também em projetos de vida.

Podemos afirmar que nossos objetivos têm relação com educar sobre; educar para e educar por meio do empreendedorismo, de modo que essa perspectiva faz parte do currículo de nossos alunos desde a Educação Infantil com experiências e vivências empreendedoras; anos iniciais através do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP); de forma indireta nos anos Finais do Ensino Fundamental com iniciativas de professores dos diferentes componentes curriculares e perpassa a Educação de Jovens e Adultos através do curso “Descomplique” realizado pelo SEBRAE.

Promovemos ambiência institucional para a implementação da educação empreendedora, com o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes, professores e gestores escolares; além de disponibilizarmos conteúdo inovador para os estudantes dentro e fora de sala de aula.

Nossa prática inclui:
▪ Estímulo à cultura empreendedora e ao ensino do empreendedorismo nas escolas municipais;
▪ Capacitação do corpo docente da disciplina de empreendedorismo para abordagem ampliada do empreendedorismo junto aos alunos, com pareceria do SEBRAE;
▪ Inclusão da educação empreendedora no currículo das escolas municipais e creches;
▪ Valorização e acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano;
▪ Desenvolvimento de competências que estimulem nos estudantes o protagonismo e a inovação;
▪ Reuniões de alinhamento pedagógico sobre as atividades relacionadas com o empreendedorismo;
▪ Criação das condições necessárias para que os alunos desenvolvam o empreendedorismo, bem como outras competências relacionais valorizadas no mercado de trabalho;
▪ Realização de “Feira da Cultura Empreendedora nas Escolas” para disseminação da educação empreendedora em todas as escolas municipais;
▪Inclusão no calendário escolar de todos os segmentos educacionais da rede municipal para a realização da “Feira da Cultura Empreendedora nas Escolas” em todas as unidades municipais (inclusive creches)

Nosso município incluiu o empreendedorismo como componente curricular na Educação Municipal através dos Decretos nº 7696/2020 e nº 8439/2022. Com a regulamentação da obrigatoriedade da educação empreendedora na legislação municipal foi possível concretizar investimentos diretos em profissionais que alinham essa perspectiva à aprendizagem formal, ou seja, a legislação e os investimentos possibilitaram o empreendedorismo e a cultura empreendedora nas escolas.

A “Feira da Cultura Empreendedora nas Escolas” é a culminância do trabalho desenvolvido ao longo do ano. Nesta feira, todas as unidades municipais, inclusive as creches, apresentam uma pequena parcela de tudo o que foi desenvolvido pelos alunos e com isso, a comunidade tem a oportunidade de conhecer, participar, contribuir e até mesmo aproveitar as ideias apresentadas. Em 2023, a “2ª Feira da Cultura Empreendedora nas Escolas” ocorreu no dia 11/11/2023 em todas as unidades municipais com a participação. Podemos afirmar que foi um sucesso.

Assim, nosso município está comprometido com a inovação Empreendedora desde a creche até a EJA com alinhamento de objetivos, desenvolvimento de práticas inovadoras, discussão de tópicos de materiais como o JEPP e “Descomplique” (provenientes de parceria com SEBRAE) .
Com o Empreendedorismo nas escolas temos a expectativa:

  1. De impactar os negócios locais a curto, médio e longo prazo;
  2. Solucionar problemas que envolvam negócios e empreendimentos locais;
  3. Trazer inovação e despertar a criatividade de futuros empreendedores em nossa cidade;
  4. Praticar a sustentabilidade e o desenvolvimento social através do empreendedorismo nas escolas;
  5. Impactar economicamente os empreendimentos de nossa cidade;
  6. Incentivar a participação e inclusão de alunos, alunas professores, gestores e comunidade de nossa rede;
  7. Destacar nossa capacidade de atuação em rede como município empreendedor na educação;
  8. Ampliar nosso potencial de inspiração para outras redes;
  9. Destacar a importância desse projeto através da Comunicação e Transparência;
  10. Fazer constantes avaliações, monitoramentos e melhorias do projeto no sentido de otimizar os resultados para nossa cidade;
    Por fim, nossa cidade trata com seriedade a perspectiva do empreendedorismo na Escola desde a Educação Infantil, pois como foi dito por José Saramago: “Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo, porque é através dessa combinação que se torna possível realizar sonhos, ser feliz e evoluir, sempre prezando pelo equilíbrio.”