Notícias Sem categoria Últimas Noticias

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), divulgou, no último sábado (3), o resultado da 18ª edição do Concurso Escolar, que celebra a memória da Revolução Constitucionalista de 1932, comemorado no dia 9 de julho. Dividido em sete categorias, o concurso, instituído pela Lei Municipal nº 1.625/2003, recebeu 196 trabalhos, entre desenhos e histórias em quadrinhos elaborados por alunos de todas as etapas de ensino.

O evento faz parte do calendário oficial do município e tem como objetivo reforçar entre os estudantes da rede municipal a importância do movimento revolucionário protagonizado pelo estado de São Paulo, que buscava a derrubada do governo de Getúlio Vargas (1930-1945) e a convocação de uma Assembleia Constituinte. O trabalho de resgate da história e fortalecimento da identidade cultural é desenvolvido por meio do Programa de Enriquecimento Curricular – “História e Cultura de São Sebastião nas Escolas”.

A cidade São Sebastião também contribuiu com a “Revolução de 32”, quando os sebastianenses Olavo Pinder, José Maria Pimenta, Alfredo Nemésio dos Santos, Frei Mariano dos Santos, Joel Santos, Justino Alves Meira, Abílio Santos, Conrado Mattos Júnior, Othoniel Santos, Benedito Ramos dos Santos, Carlos Augusto Cardim e Manoel Olímpio de Oliveira Santos subiram a serra e integraram o Batalhão de Paraibuna em defesa do Estado.

Devido à pandemia da Covid-19, a premiação dos estudantes acontecerá no retorno às aulas presenciais, previsto para acontecer na primeira semana de agosto próximo. Os trabalhos premiados podem ser consultados no link https://conexaoeduca.saosebastiao.sp.gov.br/concurso-escolar-em-comemoracao-a-revolucao-constitucionalista-de-09-de-julho/, e as demais produções estão disponíveis nas plataformas digitais e redes sociais das unidades escolares.

Conheça os alunos premiados em cada categoria:

Categoria 1 – Desenho – Educação Infantil (Maternal I e Maternal II)

1º lugar: Isaque Barbosa – Creche Gabriel Almeida Teixeira Lobo
2º lugar: Laura Branco Garda – Creche de Barra do Sahy
3º lugar: Ana Clara Ferraz Batista – Creche Diva Bernardino

Categoria 2 – Desenho – Educação Infantil (Etapa 1 e Etapa 2)

1º lugar: Sophia França Ramos – EMEI Sonho de Criança
2º Lugar: Pietra D’Angelo Santos – EMEI Mundo Encantado
3º Lugar: Alice Carvalho Rossini – EMEI Carrossel

Categoria 3 – Desenho – Ensino Fundamental I (1º, 2º e 3º ano)

1º Lugar: Maria Isabel de Jesus da Silva – EM Prof.ª Vilma Aparecida de Almeida Ribas
2º Lugar: Maria Letícia Mota Plens – EM Solange de Paula
3º Lugar: Arthur Luiz de Freitas Camargo – EM Solange de Paula

Categoria 4 – Desenho – Ensino Fundamental II (4º e 5º ano)

1º Lugar: Caio Fonseca Santos – EM de Camburi
2º Lugar: Ana Clara Pereira de Sousa – EM Henrique Tavares de Jesus
3º Lugar: Vinicius Verdeiro Sales – EM Prof.ª Iraydes Lobo Vianna do Rego

Categoria 5 – História em Quadrinhos – Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)

1º Lugar: Ísis B. Figueiras Macedo – EM Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro
2º Lugar: Eloá Ribeiro de Oliveira – EM Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida
3º Lugar: Maria Gabriela Ribeiro Barsotti – EM Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro

Categorias 6 e 7 – Desenho e História em Quadrinhos – Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Ciclos 1 e 2

1º Lugar: Ana Flávia A. Marques – EM Prof.ª Patrícia Viviani Santana

1 ideia sobre “Educação divulga resultado do Concurso Escolar em alusão ao Dia da Revolução Constitucionalista de 1932

1. Parabéns SEDUC e todos envolvidos neste evento histórico. Sou autor desta lei, quando na oportunidade ocupei uma das cadeiras do legislativo de São Sebastião.
    Saudações, Marquinho Souza( Ex-Vereador)

Comentários fechados.