Em parceria com Petrobras e FGV, São Sebastião integra projeto pioneiro em prol da Primeira Infância

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), participou, nesta terça (10) e quarta-feira (11), do Seminário de Mobilização e Engajamento para apresentação e pactuação ao projeto Qualificação Direta em Primeira Infância, realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), por intermédio da iniciativa “Territórios pela Primeira Infância” da Petrobras, com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos.

São Sebastião é um dos quatro municípios do país a receber o projeto piloto, desenvolvido pelo Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da FGV, que oferecerá mentoria, assessoria e oficinas para equipes gestoras, corpo técnico e professores da rede, convergindo em estratégias para ampliação do acesso à creche e à pré-escola na rede municipal, a partir do Plano Nacional da Educação (PNE). O evento, realizado de forma virtual, foi acompanhado pelas equipes gestoras de creches e corpo técnico da SEDUC.

As outras cidades no país que também receberão suporte da FGV são Itaboraí (RJ), Mossoró (RN) e Laranjeiras (SE).  O projeto Qualificação Direta em Primeira Infância terá duração de três anos e início ainda neste mês. O cronograma de atividades inclui diagnóstico da Educação Infantil e da gestão pedagógica, plano de metas e de formação continuada, realização das ações em escolas piloto para a implementação de unidades referências em currículo, materiais, formação e avaliação.

A iniciativa “Territórios pela Primeira Infância”, da área de Projetos Sociais da Petrobras, prevê ainda o suporte para as áreas de assistência social e saúde do município, em parceria com outras instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), Avante – Educação e Mobilização Social e ANDI – Comunicação e Direitos.

São Sebastião pela Primeira Infância

O Governo Municipal está envolvido em uma ampla rede de proteção e políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos, ao desenvolver diversos projetos, ações e serviços nas redes de saúde, educação e assistência social, em atenção à Lei Municipal nº 2.684/2019, que dispõe sobre Política Pública Integrada para a Primeira Infância no município.