Educação de São Sebastião inicia 2ª Jornada Formativa para Profissionais de Apoio à Inclusão

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), deu início, na quarta-feira (19), à 2ª Jornada Formativa para Profissionais de Apoio à Inclusão da rede municipal de ensino. A capacitação começou na EM Prof. Antonio Luiz Monteiro, em Boiçucanga, para os colaboradores da Costa Sul.

Nesta quinta-feira (20), a formação abrange os profissionais da região central no auditório da SEDUC e hoje (21) os da Costa Norte na EM Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, na Enseada.

Com duração até o dia 24 de julho, esta iniciativa tem como objetivo a capacitação dos 264 profissionais de apoio durante o período de recesso escolar dos estudantes, visando promover uma educação mais inclusiva e qualificada.

As atividades formativas tiveram início com a temática “Seletividade alimentar no contexto escolar”, onde a nutricionista Camila Queiroz abordou o que é o comer, a seletividade, o Transtorno do Espectro Autista e a ocorrência de seletividade alimentar nesses casos.

Em seguida, os profissionais tiveram a oportunidade de participar de uma roda de conversa com psicólogos da Secretaria da Educação a fim de trocar experiências e ampliar seus conhecimentos.

Para a profissional de apoio que atua na EM Prof.ª Guiomar Aparecida da Conceição Sousa, de Boiçucanga, Solange Maria de Moura, a formação trouxe muitos aprendizados. “Eu gostei da palestra de nutrição, ampliou meu olhar sobre o cuidado com os alunos para uma nutrição orgânica, natural e cuidadosa nas especificidades dos alunos especiais. Sobre a roda de conversa com os psicólogos, também gostei da escuta e dos temas que nos fizeram refletir sobre nosso papel com os alunos.”

O encerramento da jornada acontece na próxima segunda-feira (24) com curso de primeiros socorros e palestras com temas relevantes para os profissionais de apoio à inclusão.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra momentos da 2ª Jornada Formativa para Profissionais de Apoio à Inclusão na EM Prof. Antonio Luiz Monteiro, em Boiçucanga, e no auditório da SEDUC. Fim da descrição.