Educação de São Sebastião fecha parceria para qualificar políticas de primeira infância

Notícias Últimas Noticias

Investir na Primeira Infância é fundamental para o desenvolvimento infantil. Mais do que isso, esse tipo de investimento produz efeitos que impactam o indivíduo muito além de sua infância, de forma que seus retornos tendem a ser maiores que os retornos de investimentos em capital humano feitos mais tarde na vida. Os anos iniciais de uma criança apresentam uma oportunidade ímpar para romper ciclos geracionais da pobreza, melhorar índices educacionais e outras séries de resultados que podem ser apresentados futuramente na vida.

Por isso, a Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião, em conjunto com o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, CEIPE, da Fundação Getúlio Vargas e em parceria com a Petrobras, realiza o Projeto Qualificação Direta em Primeira Infância. Este projeto integra a Iniciativa Territórios Pela Primeira Infância, que tem como missão promover o desenvolvimento pleno das crianças de zero a seis anos e está presente também em outros 14 municípios brasileiros.

O projeto não acarretará despesa aos cofres públicos e tem como propósito melhorar a gestão da educação por meio da qualificação dos secretários e gestores das secretarias de educação no que tange à primeira infância e a educação infantil. Para isso, são realizadas mentorias dos secretários de educação e oficinas formativas com os gestores com o intuito de serem refletidas maneiras de melhorar a qualidade da gestão pedagógica e de serem pensados caminhos para ampliação do acesso à creches e pré-escolas.

O diferencial do programa no município de São Sebastião
A partir de 2022, o projeto estará presente em uma pré-escola modelo, onde o FGV CEIPE acompanhará a secretaria em sua implementação. A partir desse piloto, o projeto em 2023 se expandirá para mais 2 pré-escolas da rede. Todo o material e método desenvolvido no decorrer do projeto ficará com os gestores para que, no futuro, eles possam escalonar o projeto para o restante da rede.

O que as evidências dizem?
De acordo com as pesquisas realizadas pelos professores Flávio Cunha e James Heckman, do Departamento de Economia da Universidade de Chicago, dar acesso a creches e pré-escolas não é apenas cumprir os direitos das crianças menores de cinco anos, é também um investimento estratégico para o governo. Países que não investem na Primeira Infância apresentam índices de criminalidade mais elevados, maiores taxas de gravidez na adolescência e de evasão no Ensino Médio e níveis menores de produtividade no mercado de trabalho. O ganhador do prêmio Nobel em Economia em 2000, James Heckman, concluiu que cada dólar gasto com uma criança pequena gera um retorno anual de mais 14 centavos durante toda a sua vida.

Mais informações: https://ceipe.fgv.br/etapas-ensino/primeira-infancia.