Alunos de São Sebastião e Mérida (México) participam de primeiro encontro virtual de intercâmbio

Notícias Últimas Noticias

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), realizou nesta terça-feira (8), o primeiro encontro virtual de intercâmbio para estudantes brasileiros e mexicanos dos Nonos Anos. O objetivo das reuniões é proporcionar aos alunos dos municípios de São Sebastião e Mérida, a oportunidade de compartilhar seus interesses, valores e costumes, para que adquiram conhecimentos sobre outras culturas e idiomas.

Durante o encontro, foram realizadas dinâmicas interativas para os 40 alunos envolvidos na ação, gerando diálogo entre as turmas e criando uma aproximação por meio das atividades propostas pelos professores presentes. Como conclusão, os discentes se deram conta de que tinham mais em comum do que imaginavam e se surpreenderam com a compatibilidade entre eles.

“As atividades nos fizeram interagir uns com os outros, o que no princípio foi algo difícil, pois tivemos que improvisar com o inglês básico ou pedir para que repetissem palavras que não entendíamos, porém no fim, pudemos conhecer mais sobre os hábitos, crenças e gostos deles. Obtive muitos novos aprendizados com essa experiência e já aguardo ansiosamente pelos próximos encontros”, relatou aluna da EM Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, Maria Eduarda Bagatelli.

Nas duas próximas conferências, os integrantes do Brasil e do México apresentarão as principais características de seus países, como a arquitetura local, comidas típicas, musicas, danças e outros aspectos que formam a personalidade dessas nações.

“Oferecer a oportunidade de um intercâmbio cultural aos nossos alunos, ainda que de modo remoto, é uma das ações que confirmam o interesse da Secretaria em oportunizar acesso a diferentes experiências, que só contribuem para o enriquecimento pessoal e para a construção de novos conhecimentos”, afirma diretora de Ensino da Educação, Rosana Salvini.

As unidades que estão participando do intercâmbio são: EM Prof. Walfrido Maciel Monteiro, do Morro do Abrigo, EM Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, do Pontal da Cruz, EM Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida, de Juquehy, EM Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza, de Maresias, EM Prof.ª Luiza Helena de Barros, de Barequeçaba, EM Prof.ª Patrícia Viviani Santana, da Topolândia, EM Henrique Botelho, da Vila Amélia, EM Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, da Enseada, EM Prof.ª Sebastiana Costa Bittencourt, de Barra do Uma e EM Prof. Antonio Luiz Monteiro, de Boiçucanga.

Escrito por Ashiley Lourenço
*Com supervisão do DEPCOM