Alunos de São Sebastião conhecem Viveiro Municipal em primeira visita de 2022

Cerca de 200 alunos da Escola Municipal Prof.ª Luiza Helena de Barros, de Barequeçaba, participaram, nesta quinta-feira (10), de uma visita monitorada ao Viveiro Municipal de São Sebastião, em ação que marca a retomada de atividades e projetos de educação ambiental no espaço para 2022.

Durante a visitação guiada, as turmas fizeram uma trilha até o lago de peixes, conheceram as áreas do galinheiro e apiário, além de aprenderem sobre a produção de mudas e a importância dos alimentos orgânicos, conferindo de perto o cultivo de diferentes frutas, verduras e legumes na Horta Educativa.

A iniciativa da Prefeitura, que no ano passado recebeu a visita de mais de 1.500 alunos da rede municipal e privada de ensino, ocorre em parceria entre as secretarias da Educação (SEDUC) e de Meio Ambiente (SEMAM). A proposta é ampliar a perspectiva da comunidade escolar em relação à educação ambiental, por meio de diferentes atividades no Viveiro, sob a manutenção da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP).

O local mantém mais de seis mil mudas de cerca de 30 espécies de árvores nativas, entre elas pau ferro, ipês de várias cores, manacá, araçá, aroeira, ingá, pitanga, acerola, entre outras. Além disso, o espaço conta com animais como pavão, coelho, ganso, porquinho-da-índia, calopsita e outros bichos.

A estrutura ainda possui queda d’água, artesanato em madeira, comedouro e bebedouro de pássaros e flores. O Viveiro Municipal está localizado na Rua Frei Galvão, na Reserva du Moulin. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. A entrada é gratuita.

Escrito por Ashiley Lourenço
*Com supervisão de Janaína Castro