Alunos de Juquehy recebem atendimento oftalmológico e óculos de grau gratuitos

Mais de 500 estudantes da Escola Municipal Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida, de Juquehy, participaram de uma ação social para a saúde ocular. O objetivo foi identificar alunos com a necessidade de usar óculos de grau e ofertá-los gratuitamente. Os atendimentos foram iniciados na segunda-feira (12) e estão sendo concluídos nesta sexta (16) com estudantes da Escola Municipal de Ensino Infantil Manoel Ferreira Matos “Branca de Neve”, localizada no mesmo bairro.

A ação é uma parceria da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), com a Renovatio – uma organização sem fins lucrativos para saúde visual, sendo ofertados 1 mil atendimentos oftalmológicos. Com isso, os estudantes terão acesso a uma visão corrigida e nítida, contribuindo diretamente para a melhora do seu processo de ensino e aprendizagem.

Os alunos participantes passam por uma pequena entrevista para anamnese, auxiliando os profissionais envolvidos a obter informações sobre a sua saúde ocular. Em seguida, eles realizam testes de visão que incluem acuidade visual, motilidade extrínseca ocular e outros exames externos.

Os que apresentaram dificuldade nesses testes são encaminhados para o médico oftalmologista. Durante a consulta oftalmológica, o aluno passa pelo processo de dilatação da pupila e exame de refração automática.

Até o momento, 44 estudantes foram diagnosticados com a necessidade de prescrição óptica e terão a oportunidade de adquirir óculos de grau gratuitos. Esses óculos serão escolhidos pelos próprios alunos com base nas opções de armações fornecidas pela Renovatio e estão programados para serem entregues em um prazo de três semanas.

#PraTodosVerem: sequência de quatro fotos mostra alunos sendo atendidos pela ação de saúde ocular. Fim da descrição.