Escolas da rede municipal participam da Semana da Pessoa com Deficiência de São Sebastião

Notícias Últimas Noticias

Os alunos e professores da rede pública municipal de ensino de São Sebastião participaram da V Semana da Pessoa com Deficiência, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), do dia 30 de novembro a 4 de dezembro.  

A ação, promovida com o objetivo de conscientizar a população quanto à necessidade de proteção e cuidados, direitos e deveres da pessoa com deficiência (PcD), mobilizou diversas secretarias e departamentos municipais, empresas e parceiros da sociedade civil, durante a realização de diversas atividades em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente em 3 de dezembro.     

Na última terça-feira (30), estudantes e docentes do Espaço de Apoio Pedagógico Especializado (EAPE), da Escola Municipal Henrique Botelho, da Vila Amélia, participaram de uma caminhada de conscientização, com saída da Secretaria da Educação (SEDUC) e chegada na Praça do Coreto. O evento ocorreu como parte da abertura da Semana, que contou ainda com a peça de teatro “JOY – em busca da parte que me falta”, da Cia. Teatral PINTANDD’07.

Ao longo da programação, a comunidade escolar também pôde participar da palestra com o tema “Preconceito e Superação – Minha História de Vida”, ministrada por Jaine Estanislau e Alexandre Baptista Soares, nas escolas Professora Patrícia Viviani Santana, da Topolândia, Professora Edileusa Brasil Soares de Souza, de Maresias, e Professora Cynthia Cliquet Luciano, da Enseada, nesta última, com apresentação especial do Coral de Libras da unidade de ensino.

A Semana encerrou, no último sábado (4), com a palestra online “Imersão no Transtorno do Espectro do Autismo”, ministrada pelo neuropsicólogo e especialista em educação especial e análise do comportamento aplicada, Leandro Morais, e participação da psicopedagoga e analista do comportamento, Nataly Oliveira Santos Correia, com iniciativa teve coordenação da equipe de Educação Especial da SEDUC e apoio da Associação Integra.

Escrito por Janaína Castro (SEDUC | PMSS)