Alunos da EM Henrique Botelho visitam exposição “Vozes em Movimento”

Para os alunos da Escola Municipal Henrique Botelho, do bairro Vila Amélia, o dia de aula nesta terça-feira (13) foi diferente e reflexivo. Os estudantes visitaram a exposição “Vozes em Movimento”, na galeria Candido Portinari da Escola Municipal Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, da Enseada.

A visitação foi guiada pela professora de Língua Portuguesa, Shirlei Rodrigues, que apresentou todo o espaço, contextualizando a proposta da exposição que objetiva trazer reflexões sobre a presença e intelectualidade negra em diversas carreiras profissionais.

A turma pôde apreciar as trajetórias de ex-alunos negros, conhecendo profundamente suas biografias, adentrar no universo da cultura negra com trabalhos confeccionados expostos na galeria e prestigiar vídeos com temáticas reflexivas de empoderamento negro.

Para a professora da EM Henrique Botelho, Ana Paula de Oliveira Lopes, a visita foi um momento de refletir sobre a importância e valorização das nossas personalidades locais. “A participação dos alunos na exposição oportunizou uma reflexão sobre a temática. Eles puderam perceber a necessidade de dialogar sobre racismo, dentro e fora da escola, e a relevância da ação coletiva”, destacou a pedagoga.

“Participamos de uma incrível palestra sobre vozes silenciadas com foco em mulheres negras e logo após nós lemos lindas biografias de alunos habitantes de São Sebastião”, relatou a aluna, Clara Sophia de Oliveira Prado, da escola visitante. O aluno, Natan Prado Vianna, também foi enriquecido com a exposição. “Ouvíamos música do Cartola, enquanto conhecíamos a história de figuras que lutavam para não serem silenciadas em suas lutas”, contou o estudante.

Exposição “Vozes em Movimento”

Promovendo a representatividade através da promoção de discussões e enfrentamentos contra o racismo em toda esfera social, a exposição segue aberta à toda comunidade local, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h, com agendamento prévio.

Para agendar uma visita, basta contatar os seguintes números da EM Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano: (12) 3861-1253 / (12) 3861-2617.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra momentos da visitação dos alunos da Escola Municipal Henrique Botelho, da Vila Amélia, à exposição “Vozes em Movimento”, na galeria Candido Portinari da Escola Municipal Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, da Enseada. Fim da descrição.

*Com supervisão do Depcom