As Nutricionistas da Secretaria da Educação prepararam algumas dicas que podem colaborar com todas as famílias nesse momento de distanciamento social.
DICA 1 : COMO ORGANIZAR A GELADEIRA?
Para conservar os alimentos de maneira confiável, sem que haja possibilidade de contaminação, é importante sempre mantê-los em uma temperatura adequada. Todo refrigerador ou freezer possui um termômetro onde é possível regular a temperatura do equipamento. Essa temperatura deve ser observada e mantida regularmente. Para geladeiras, a temperatura deve estar abaixo de 5 graus e para freezer acima de 12 graus negativos. Os equipamentos não devem estar sobrecarregados de produtos e as prateleiras não podem ser forradas pôr panos ou papeis, a fim de não atrapalhar a circulação do ar frio.
CONHECENDO A GELADEIRA…
- Certifique-se que as portas da geladeira e freezer, ou as portas dos compartimentos do freezer estão bem vedadas, fechando-as com um pedaço de papel. Se conseguir puxar o papel, troque a vedação.
- Nunca guarde alimentos dentro da panela na geladeira ou freezer.
- Não guarde catchup, mostarda, maionese e molho inglês na porta da geladeira. A refrigeração na porta – principalmente em modelos antigos – é menor, o que pode diminuir a validade dos alimentos.
- No momento em que for colocar os alimentos na geladeira, deixe aqueles prontos para consumo nas prateleiras superiores. Utilize as prateleiras do meio para os produtos semipreparados e as inferiores para os mantimentos crus ou não higienizados.
- Importante: Sempre olhar a data de validade dos alimentos armazenados
DICA 2: COMO HIGIENIZAR OS ALIMENTOS
Segundo o médico infectologista Dr. Jacyr Pasternak “o melhor meio de evitar contaminações na cozinha é a lavagem correta das mãos antes de manusear qualquer alimento”. Outra importante forma de cuidar dos alimentos é deixá-los na temperatura certa.
CUIDADOS GERAIS
Utilizar sempre que possível água filtrada ou fervida para preparar os alimentos:
Manteha os alimentos e/ou preparações fora do alcance de insetos e animais. Tampe-os. Não utilize alimentos que tenham caído no chão e não possam ser lavados, como: pão, farinhas, etc.
Evite contato entre alimentos crus e cozidos.
Não reaproveitar restos de alimentos que já foram servidos.
COMO HIGIENIZAR CERTOS ALIMENTOS
DICA 3: INFORMAÇÕES NUTRITIVAS DOS ALIMENTOS
DICA 4 : LIVROS E VIDEOS SOBRE ALIMENTAÇÃO
Em deliciosos versos, os alimentos contam as vantagens nutritivas de se comer, verduras, frutas e legumes.
PUBLICO ALVO: Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais
Após plantar um rabanete e cuidar para que ele bem se desenvolva, o avô tem uma surpresa: a planta cresce tanto que é impossível desenterrá-lo. Pede ajuda para a avó e nada. Chama a neta e nada. O cachorro vem socorrer e nada. “Puxa que puxa” e o rabanete nem sai do lugar. Muito divertido este “puxa que puxa” que se repete ao longo de toda a narrativa. Imagine só, na hora de tirar a camiseta do bebê. Ou então as meias. Puxa que puxa e… aí, como amo essa história!
Público Alvo: Creche e Educação Infantil
É uma história em verso muito divertida sobre a importância dos legumes na alimentação das crianças. Apesar das insistências da mãe, Joãozinho recusava-se a comer a sopa. Então, um dia, quando ele olhava tristemente para o prato, um nabo, uma cenoura e uma couve verdinha resolvem falar-lhe da importância de comer legumes para crescer de uma forma saudável. Imagine-se o espanto da mãe, quando, passado algum tempo, o Joãozinho lhe entrega o prato vazio e lhe pede mais sopa!
DE ONDE VEM O ACÚCAR?
DE ONDE VEM O LEITE?
DE ONDE VEM O SAL?
DESENHO: “QUERO ÁGUA”
DESENHO: “FOME SIM, GULA NÃO”