“A PRIMAVERA DA LAGARTA” – 4º ANO

4º Ano Ensino Fundamental Anos Iniciais

 “A PRIMAVERA DA LAGARTA”

                          (Autora Ruth Rocha, editora Moderna)

Grande comício na floresta! Bem no meio da clareira, debaixo da bananeira.

Dona Formiga convocou a reunião:

— Isso não pode continuar!

— Não pode, não! – apoiava o Camaleão.

— É um desaforo! – a Formiga gritava.

— É mesmo! – o camaleão concordava.

A Joaninha, que vinha chegando naquele instante, perguntou:

— Qual é o desaforo, hein?

— É um desaforo, o que a Lagarta faz! – dizia a Formiga.

— Come tudo que é folha! – reclamava o Louva-a-Deus.

— Não há comida que chegue! – continuava a Formiga.

A Lagartixa não concordava:

— Por isso não, as senhoras formigas também comem…

— É isso mesmo! – apoiou o Camaleão, que vivia mudando de opinião.

— É muito diferente – disse a Formiga. — Depois, a Lagarta é uma preguiçosa. Vive lagarteando por aí…

— Vai ver que a Lagartixa é parente da Lagarta – disse o Camaleão, que já tinha mudado de opinião. — Parente, não – falou a lagartixa. — É só uma coincidência de nome.

— Abaixo a Lagarta! – disse o Gafanhoto. – Vamos acabar com ela!

— Vamos, sim! – Gritou a Libélula. — Ela é muito feia!

O senhor Caracol ainda quis fazer um discurso:

— Minhas senhoras e meus senhores, como é para o bem geral e para a felicidade nacional, em meu nome e em nome de todo mundo interessado, como diria o conselheiro Furtado, quero deixar consignado que está tudo errado…

Mas como o Caracol era muito enrolado, ninguém prestava atenção no coitado. Já estavam todos se preparando para caçar a Lagarta.

— Abaixo a feiura! – Gritava a Aranha – como se ela fosse muito bonita.

— Morra comilona! – exclamava o Louva-a-Deus – como se ele não fosse comilão também.

— Vamos acabar com a preguiçosa! – berrava a cigarra – esquecendo sua fama de boa-vida.

E lá se foram eles cantando e marchando:

— Um, dois, feijão com arroz… três, quatro feijão no prato…

Mas a primavera havia chegado. Por toda parte havia flores na floresta, parecia festa.

Os passarinhos cantavam… E as borboletas, quantas borboletas! De todas as cores, de todos os tamanhos, borboleteavam pela mata.

os caçadores

— Um, dois, um dois, feijão com arroz… três, quatro feijão no prato…

E perguntavam as borboletas que passavam:

— Vocês viram a Lagarta que morava na amoreira? Aquela preguiçosa, comilona, horrorosa?

As borboletas riam, riam… Iam passando e nem respondiam.

Até que veio chegando uma linda Borboleta:

— Estão procurando a Lagarta da amoreira?

— Estamos sim! Aquela horrorosa! Comilona!

E a Borboleta bateu as asas e falou:

— Pois sou eu…

— Não é possível! Não pode ser verdade! Você é linda!

E a Borboleta, sorrindo, explicou:

— Toda lagarta tem seu dia de borboleta. É só esperar pela primavera…

Dona Formiga ficou espantada:

— Não é possível! Só acredito vendo! E a borboleta falou:

— Venha ver. Isso acontece com todas as lagartas.

E outra lagarta foi se transformando… foi se transformando… Até que, de dentro do casulo, nasceu uma linda borboleta. Os inimigos da Lagarta ficaram admirados.

— É um milagre! – disse a Formiga, envergonhada. E a borboleta falou:

— É preciso ter paciência com as lagartas, se quisermos conhecer as borboletas!

Este livro encontra-se no link abaixo, com a história contado pela própria autora.

ESTUDANDO O TEXTO

1-Qual é o título do texto?

2-Quem é o autor?

3-Quem são os personagens da história?

4-Escreva o nome do personagem que disse cada fala:

a) — Vamos acabar com a preguiçosa! _______________________________________

b) — Abaixo a feiura!     ______________________________________________________

c) — Morra a comilona!______________________________________________________

5-Que outro título você daria ao texto?

6-As borboletas riram quando os “caçadores” perguntaram a elas pela lagarta, porquê:

(   ) As borboletas acharam os caçadores engraçados.

(   ) As borboletas já sabiam que a lagarta havia se transformado em uma bela borboleta.

(   ) Acharam o sumiço da lagarta muito engraçado.

7-Escreva características para a lagarta (como ela é) de acordo com o texto :

8-Marque a opção em o grupo de palavras está escrito corretamente:

(    ) arros- hororosa- pasarinhos    (    ) froresta- frores- cassadores    (    ) caçadores- passarinhos- horrorosa

9-A estação do ano, conhecida como “estação das FLORES” é:

(   ) Verão (    ) Outono (    ) Inverno (    ) Primavera

10-O texto falou da transformação:

(    ) Das plantas (    ) Dos animais (    ) Das borboletas

ATIVIDADE 2

IMPORTÂNCIA DAS BORBOLETAS

As borboletas são importantes pela função que exercem de polinizadoras das flores, ao visitá-las para sugar o néctar.

Mas é durante sua vida larval, como lagartas, que ocasionam prejuízos ao homem, destruindo as plantações, por exemplo.

Porém, certa quantidade de lagartas extermina insetos nocivos.

Em sua maioria, entretanto, as lagartas são prejudiciais. É raro encontrar uma planta cultivada que não sirva de alimento à lagarta de alguma espécie de borboleta ou mariposa.ENCICLOPÉDIA Barsa. Rio de Janeiro: Encyclopédia Britânica do Brasil, 1994. v.4, p. 162

ESTUDO DO TEXTO

1-As borboletas são importantes pela:

(    ) Sua beleza.

(    ) Função que exercem de polinizar as flores. (    ) Natureza que possui.

2-As borboletas são prejudiciais ao homem quando:

(    ) Polinizam as flores.

(    ) Voam de flor em flor.

(    ) Destroem as plantações, quando estão como lagartas.

3-O texto A importância das borboletas, foi retirado:

(    ) Da biblioteca

(    ) Da Enciclopédia Barsa

(    ) Do dicionário

PRODUÇÃO ESCRITA:  Escreva no seu caderno, um final diferente para a história. E depois faça uma linda ilustração.

HORA DA MATEMÁTICA

1-Um aluno do quarto ano depois de ler a história da PRIMAVERA DA LAGARTA teve uma ideia!  Resolveu fazer uma votação pela internet para ver qual era o personagem preferido dos alunos do quarto ano de São Sebastião. Cada região indicou apenas um e o resultado foi registrado numa tabela, que está incompleta. 

Responda: 

A. Qual o título da tabela? ____________________________________________________ 

B. O que indica cada uma das colunas? _________________________________________ 

C. Quais as informações que estão faltando nessa tabela? ___________________________

D. É possível encontrar os números que estão faltando? ____________________________

E. Quais são eles? ____________________ preencha a tabela_______________________

2-Encontre os resultados:

3-Desafios matemáticos:

Uma família nesse período de quarentena, realizou uma gincana e os familiares foram organizados em equipes. Resolva os    problemas que apresentam situações que ocorreram nessa gincana.

a)A equipe azul fez 145 pontos na primeira rodada e 234 na segunda rodada. Quantos pontos essa equipe fez no total?   

b)A equipe amarela fez 93 pontos na primeira rodada e 247 pontos no total. Quantos pontos essa equipe fez na segunda rodada?

c)A equipe verde fez 125 pontos na segunda rodada e 200 pontos no total. Quantos pontos essa equipe fez na primeira rodada?

d)Para cada rodada eles utilizaram 20 minutos. Quantas horas eles gastaram em 6 rodadas?

e)Na casa da Juliana, sua mãe fez 87 brigadeiros e 35 beijinhos. Quantos brigadeiros foram feitos a mais do que beijinhos? 

A. 122 

B. 112 

C. 87 

D. 52 

f)A mãe de Juliana fez três tipos de bolo (chocolate, baunilha e laranja) e quatro tipos de sorvete (creme, morango, chocolate e de doce de leite).  De quantas maneiras diferentes Juliana e seus irmãos poderão combinar sua sobremesa?  

A. 1 

B. 7 

C. 9 

D. 12 

g)Juliana e sua mãe estão organizando as prateleiras da cozinha. Elas têm 48 potes para colocar em 4 prateleiras. Cada espaço deverá ter a mesma quantidade. Quantos potes elas colocaram em cada prateleira?  

A. 44

B. 12

C. 52 

D. 192

h)Invente um problema e depois convide alguém da sua casa para resolver!