COELHO VIVINHO – ANOS INICIAIS

1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano Ensino Fundamental Anos Iniciais

O coelhinho que não era de Páscoa
                          Ruth Rocha ( adaptado)

Vivinho era um coelhinho, branco, redondo e fofinho. Todos os dias Vivinho ia à escola com seus irmãos. Aprendia a pular, aprendia a correr. Aprendia qual a melhor couve para se comer.
     Os coelhinhos foram crescendo e chegou a hora de escolherem uma profissão. Os irmãos de Vivinho já tinham resolvido: iam ser Coelhos da Páscoa como seu pai, seu avô e seu tataravô. Só Vivinho não dizia nada. A única coisa que ele sabia é  que não queria ser Coelho da Páscoa.
    O pai de Vivinho se espantou, a mãe se escandalizou e desmaiou.
    Pulando por aí ,Vivinho arranjou uma porção de amigos 😮 beija-flor Florindo, Julieta a borboleta, e a abelha Melinda, e brincava com eles o tempo todo. Os pais dele se aborreciam, pois Vivinho só queria saber de brincar.
    O tempo passou. A Páscoa estava chegando. Papai e Mamãe Coelho foram comprar os ovos para distribuir. Mas as fábricas tinham muitas encomendas. Não tinham mais ovinhos para vender.
    O casal Coelho foi a tudo que foi fabrica da floresta, mas a resposta era sempre a mesma:- Tudo vendido seu Coelho, tudo vendido…

    Os dois voltaram pra casa desanimados e os irmãos do coelhinho estavam tristes: – Nossa primeira distribuição… Ai que tristeza no coração!…

   Vivinho vinha com sua amiga abelha e tiveram a ideia de fazer ovos., pois ele aprendeu uma profissão com seus amigos da floresta.
   A casa da família Coelho virou uma verdadeira fábrica. Todos ajudavam: Papai Coelho, Mamãe Coelha e os coelhinhos…e os amiguinhos também: Florindo o beija-flor, a borboleta Julieta e a abelha Melinda, a maior doceira do mundo. E era Vivinho quem comandava o trabalho.
   E quando a Páscoa chegou, estavam todos preparados. As cestas de ovos estavam prontas e os pais de Vivinho estavam contentes.
  A mãe de Vivinho disse que agora  Vivinho tem uma profissão.

E o pai de Vivinho falou:
– Cada deve seguir a sua vocação…

O texto nos conta que todo dia Vivinho ia para a escola com seus irmãos. Liste abaixo o que ele aprendia na escola.

E você, o que aprende na escola?  

Qual era a profissão que os irmãos de Vivinho queriam seguir?

Qual a profissão que Vivinho escolheu e contribuiu para ajudar toda sua família?

Vivinho deixou um bilhete de agradecimento aos amigos da floresta. Veja o que ele escreveu :

Se você fosse um desses amigos, o que responderia? Deixe aqui seu bilhete para Vivinho. 

MATEMÁTICA    

 Juca fornece ovos de chocolate ao supermercado de seu bairro. Com a chegada da Páscoa, ele precisa fornecer uma quantidade de ovos pela manhã e outra à tarde em alguns dias da semana. Utilizando operações matemáticas   descubra quantos ovos Juca fornece aos supermercados em cada dia.

Resolva as operações.

Marina foi até a padaria para comprar alguns pães para seu lanche de Páscoa. Na padaria estava exposta a seguinte tabela de preços:

Calcule e responda:

  • De quanto Marina vai precisar para comprar 2 pacotes de pão de hambúrguer?
  • Para pagar os pães de hambúrguer, Marina deu uma nota de R$ 20,00. Quanto ela receberá de troco?

AGORA PARA RELAXAR !!