A LENDA DO GIRASSOL – 3º ANO

3º Ano Ensino Fundamental Anos Iniciais

Leia o texto abaixo:

A LENDA DO GIRASSOL

A lenda diz que existia no céu uma estrelinha tão apaixonada pelo sol que era a primeira a aparecer à tardinha, no céu, antes que o sol se escondesse.

E toda vez que o sol se punha ela chorava lágrimas de chuva.
                 A lua falava com a estrelinha que assim não podia ser, que estrela nasceu para brilhar de noite, para acompanhar a lua pelo céu, e que não tinha sentido este amor tão desmedido!  Mas a estrelinha amava cada raio do sol como se fosse a única luz da sua vida, esquecia até a sua própria luzinha.
                 Um dia ela foi falar com o rei dos ventos para pedir a sua ajuda, pois queria ficar olhando o sol, sentindo o seu calor, eternamente, por todos os séculos.
                 O rei do vento, cheio de brisas, disse à estrelinha que o seu sonho era impossível, a não ser que ela abandonasse o céu e fosse morar na Terra, deixando de ser estrela.
                 A estrelinha não pensou duas vezes, virou estrela cadente e caiu na terra, em forma de uma semente.
                O rei dos ventos plantou esta sementinha com todo o carinho, numa terra bem macia. E regou com as mais lindas chuvas da sua vida. A sementinha virou planta!
                 Cresceu sempre procurando ficar perto do sol.
                 As suas pétalas foram se abrindo, girando devagarzinho, seguindo o giro do sol no céu. E, assim, ficaram pintadas de dourado, da cor do sol.
                 É por isso que os girassóis até hoje explodem o seu amor em lindas pétalas amarelas, inventando verdadeiras estrelas de flores aqui na Terra.

(Autor do texto desconhecido)

Esta história, encontra-se no link abaixo, com a história contada com fantoche.

Responda de acordo com o texto:

1-Qual o título do texto?

2-Quem são os personagens da história?

3-Quem se apaixonou pelo sol?

4-Qual era o maior desejo da estrelinha?

5-Por que a lua achava que o amor da estrelinha pelo sol era sem sentido?

6-Por que a estrelinha foi pedir ajuda ao rei dos ventos?

­­­­­­­­7-Em que a estrelinha se transformou?

­­­­­8-Por que ela recebeu o nome de girassol?

9-Este texto trata-se de:

(     ) um conto

(     ) uma fábula

(     ) uma lenda

10-Numere a segunda coluna de acordo com as características das palavras abaixo:

( 1) Solitária                                 (  )Brilhante

( 2) Cintilante                               (  ) Amiga

(3) Companheira                          (  ) Sozinha

11-Numere as frases de 1 a 4 de acordo com a ordem em que acontecem no texto:

(  ) O rei dos ventos plantou esta sementinha com todo o carinho, numa terra bem macia.

(  ) E toda vez que o sol se punha ela chorava lágrimas de chuva.

(  ) Um dia ela foi falar com o rei dos ventos para pedir a sua ajuda.

(  )   A lua falava com a estrelinha que assim não podia ser.

12-Leia o trecho abaixo e pontue corretamente:

O rei dos ventos plantou esta sementinha com todo o carinho numa terra bem macia E regou com as mais lindas chuvas da sua vida A sementinha virou planta

13-Faça uma linda ilustração da LENDA DO GIRASSOL, ao som de uma música. Sugerimos: Kell Smith – Girassol (Videoclipe Oficial)

PRODUÇÃO ESCRITA:  Escreva no seu caderno, onde você está e se existe algum lugar ou direção que você gostaria de seguir.

HORA DA MATEMÁTICA

1. Um aluno do terceiro ano depois de ler a história da A LENDA DO GIRASSOL teve uma ideia!  Resolveu construir uma tabela para contar de 2 em 2 até 100 ajudando a estrelinha esperar o vento resolver sua situação.

Responda:

• Quais números que estão faltando nessa tabela? Complete-os na tabela.
  • Qual é o menor número desta tabela? _____ .
  • E o maior número, qual é? _____.
  • Quais são as unidades desta tabela? _____, _____, _____ e _____.
  • E as dezenas exatas, quais são? _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____ e _____.
  • Existe centena? Qual é? _____.

2-Resolva as operações:

3-Desafios matemáticos:

Nesse período de quarentena, cuidar das flores é uma ótima ideia, ajuda a relaxar e a deixar as plantinhas em ordem.

Resolva os    problemas que apresentam situações dessa vivência.

No jardim de Ana haviam 45 girassóis brotando e no jardim de Lucas 24. Quantos girassóis irão florescer se todos os brotos se desenvolverem?

Na plantação de girassóis da cidade do Sol tinha em um canteiro com 43 girassóis, juntando com o outro canteiro somavam 99 girassóis. Quantos girassóis havia no outro canteiro?

Sabendo que dos 99 girassóis, 38 ainda não haviam desabrochado. Quantos girassóis já estavam florindo?

Para a colheita de cada canteiro de girassol gastava-se 30 minutos. Quantos minutos seriam gastos na colheita de 2 canteiros?

Os 99 girassóis colhidos serão colocados em 3 cestos. Quantos girassóis deverão ser colocados em cada cesto para que os três tenham a mesma quantidade?